Encontro com adolescentes e conselheiros define mobilização para 9ª Conferência Nacional da Criança

Num total de 26 adolescentes dos Estados – que participam de configuração inédita da Comissão Organizadora da 9ª Conferência Nacional da Criança e do Adolescente – estarão reunidos, em Brasília, hoje e amanhã, para preparar o evento.
 
Na pauta geral o desafio é o da mobilização das etapas estaduais previstas para iniciarem em fevereiro. Inédito nesta edição, o grupo é composto por 27 adolescentes que acompanham as Conferências Municipais e Estaduais preparatórias para a etapa nacional a ser realizada também na capital federal entre 11 e 14 de julho.


Organizada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), a conferência traz o tema “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios”. Política e Plano foram submetidos à consulta pública no ano passado e estão, atualmente, em fase de finalização.


Na programação do encontro, uma pauta estratégica e extensa: relatos e impressões das etapas municipais, discussão dos planos de comunicação e de segurança da 9ª CNDCA, do modelo orientador para formular as proposições encaminhadas pelas Conferências Municipais às Estaduais, além das estratégias para seleção de delegados adolescentes e definição do cronograma das assembleias para o próximo ano.


“A participação dos adolescentes nas comissões está dando outra ´cara´ às conferências. Além de construirmos os eventos a partir também do nosso olhar, conseguimos levar para nossas localidades a importância da participação infanto-juvenil. Sem contar o aprendizado em relação ao que é uma conferência e ao estímulo à nossa autonomia. Estamos mais à vontade para tomarmos decisões”, declara Thallita de Oliveira Silva, de 18 anos – conforme material divulgado pelo próprio CONANDA.


9a Conferência Nacional


Como já mencionado, a etapa nacional será realizada entre 11 e 14 de julho de 2012, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF), com o objetivo geral de mobilizar o sistema de garantia de direitos e a população em geral para a implementação e monitoramento da Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.


Está sendo construída sob 5 eixos estratégicos: 1- Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; 2 – Proteção e Defesa dos Direitos, 3 – Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes, 4 – Controle Social da Efetivação dos Direitos, 5 – Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.


A expectativa é que o evento receba cerca de 800 adolescentes. As etapas municipais, livres, territoriais e regionais acontecerão até o final de novembro, enquanto que as estaduais, de fevereiro a maio.


Informações podem ser vistas na página do CONANDA. Já, dúvidas devem ser esclarecidas pelo e-mail: nonaconferenciadca@gmail.com