Especialização gratuita e semipresencial na USP

A Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) recebe até a próxima sexta-feira (5 de agosto) inscrições para o  processo seletivo do curso de especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola. É gratuito, tem duração de 18 meses, carga horária de 480 horas e garante ao formando o diploma da USP. Na Baixada Santista, estão sendo oferecidas 300 vagas.


 O exame de seleção para os interessados acontecerá em 14 de agosto (domingo). Cada candidato fará a prova na cidade que ele próprio indicar no ato da inscrição, bem como as aulas presenciais. A taxa é de R$ 55,00.   


O curso foi firmado em uma ampla parceria que contempla: o Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), a Universidade de São Paulo (USP) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime).


A capacitação é direcionada a diplomados no ensino superior que estejam exercendo as atividades de professor, coordenador pedagógico, vice-diretor ou diretor em instituições (de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio ou Profissional).
 
Conforme divulgado, de acordo com o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, a parceria tem como foco apoiar a formação dos profissionais de educação do Estado. “O curso será uma oportunidade para os professores aprofundarem seus conhecimentos em temas ligados à ética e cidadania, componentes essenciais para a formação do jovem. A especialização também aborda questões importantes no processo educacional, como a prevenção e o combate ao bullying”, comentou Paulo Alexandre.
 
Essa capacitação é semipresencial, com encontros semanais obrigatórios de quatro horas/aula. As demais atividades serão desenvolvidas por meio de ferramentas digitais/virtuais, que promovem ambientes colaborativos e cooperativos disponibilizados na internet, por meio de programas da Univesp TV e vídeo-aulas.