Estão abertas as inscrições para o concurso “Causos do ECA”

Estão abertas as inscrições para a 5° edição do Concurso “Causos do ECA” (Estatuto da Criança e do Adolescente), promovido pelo Portal Pró-Menino da Fundação Telefonica, que tem como objetivo dar visibilidade ao Estatuto, enquanto instrumento de transformação de vida e efetivação de direitos infanto-juvenis. Os vencedores ganham R$ 10 mil.


O “Causos do ECA” é um concurso literário e cultural que premia histórias verídicas sobre como a aplicação correta do Estatuto possibilitou uma transformação social positiva na vida da criança ou do adolescente.


Para participar, os interessados podem se inscrever em uma das duas categorias — ECA como instrumento de transformação ou ECA na Escola. Vale ressaltar que a história pode ser desclassificada caso seja escolhida a categoria indevida, ou seja, que não esteja de acordo com a temática abordada.


Neste ano, os participantes poderão escolher duas linguagens para contar a história: texto ou vídeo. Não é preciso ser profissional para se inscrever, nem para concorrer com um vídeo, que poderá ser realizado com celular com filmadora ou máquina fotográfica digital.


Porém, alguns cuidados devem ser tomados para quem optar pelo vídeo. Entre eles, preservar a identidade da criança envolvida na narrativa, usando nomes fictícios e também não mostrar o rosto dos garotos, em caso de dramatização, que não estejam diretamente ligados aos causos encenados. Para conhecer as regras para vídeo e texto, acesse o regulamento.


Para se inscrever preencha a ficha inscrição no site.


Veja abaixo o resumo sobre as categorias:


ECA como instrumento de transformação
Concorrem nessa categoria causos em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi o instrumento utilizado para garantir que os direitos das crianças e dos adolescentes fossem efetivados, e muitas vezes até transformando suas vidas.


Temas da categoria: São todos aqueles relacionados à Proteção Integral: reversão de violações de direitos interrompidos, por alguma ação cidadã; disseminação do ECA; protagonismo juvenil; cumprimento bem sucedido de medida socioeducativa, entre outros assuntos.



ECA na Escola
Procura contar histórias em que a comunidade escolar tenha feito um papel fundamental na garanta dos direitos da criança e do adolescente utilizando o ECA. O causo deve se dar no ambiente escolar ou ter como agentes fundamentais membros da comunidade escolar.



Temas da categoria: Protagonismo juvenil, ações para uma educação inclusiva, divulgação do ECA em sala de aula, mobilização política de jovens no ambiente escolar, atuação parceira entre escola e Conselho Tutelar .



Prazos importantes do 5o. Causos do ECA


Datas importantes


– 30 de março
Abertura das inscrições


– 1 de junho
Data final para envio dos textos e vídeos


– 6 de julho
Divulgação dos semifinalistas


– 20 de julho
Definição dos finalistas