Evento em Santos debate diversidade sexual

Com palestras, oficinas e mesas-redondas, a Prefeitura de Santos realiza a 1ª Semana da Diversidade Sexual de Santos, de segunda-feira (26) a 1º de dezembro. Serão abordadas questões relacionadas à saúde, educação, assistência social, segurança, turismo, empregabilidade e aspectos jurídicos. Os eventos culturais acontecem simultaneamente na 2ª Sansex (Mostra de Cinema e de Cultura da Diversidade Sexual de Santos).


A abertura oficial será na segunda-feira, às 15h, na Câmara Municipal, seguida de mesa-redonda sobre ‘Direitos humanos’, às 16h30. Na terça-feira (27), às 15h, haverá ‘Roda de conversa com psicólogos: construindo referências para a prática profissional’ (rua Cesário Bastos, 26, Vila Belmiro), cuja inscrição por ser feita pelo sitewww.crpsp.org.br. Já às 20h, abertura da 2ª Sansex, com apresentação do espetáculo ‘Sereias de Salto’, no Teatro Guarany, e às 22h, ‘Vitrolada Sansex’, no Bar do Torto (av. Siqueira Campos, 800).


No dia 28, às 19h30, mesa-redonda ‘Como garantir o direito ao acesso de LGBT à rede serviços’, na Unifesp (rua Silva Jardim, 136, Macuco) e às 20h30, sessão de curtas Sansex, no Roxy – Pátio Iporanga. No dia 29, no mesmo local e horário, será exibido o longa ‘Tudo que Deus Criou’ de André Costa Pinto, com Letícia Spiller e Guta Stresser.


No dia 30, as atividades estarão concentradas na Estação da Cidadania (Av. Ana Costa, 340). Duas mesas-redondas estão agendadas para 9h e 11h, respectivamente, sobre ‘Direitos sexuais na educação’ e ‘Políticas públicas LGBT – Panorama e desafios’. Às 13h, Viviane Davoglio e Beto Alves fazem apresentação musical. À tarde, acontecem mais duas mesas redondas: às 14h, ‘Turismo e negócios LGBT’, e às 16h, ‘União estável e casamento civil entre pessoas do mesmo sexo – Direitos e novas Conquistas’. À noite, dois espetáculos teatrais estão previstos para a Vila do Teatro, dentro da programação da 2ª Sansex (Praça dos Andradas ao lado da rodoviária). Às 21h, ‘Dama da Noite’, e às 23h, ‘Bicha Oca’.


No sábado (1º de dezembro), ‘Dia Mundial de Luta contra a AIDS’, haverá pedágio, às 15h, na praça das Bandeiras, no Gonzaga; às 22h, teatro ‘Dentro de mim mora outra Sansex’ (na Tribal Club, à rua Júlio de Mesquita, 165, Vila Mathias) e às 23h, mostra de curtas Sansex, no quiosque da Cris, praia do Itararé, em São Vicente.


A Semana da Diversidade Sexual é uma realização da Secid (Secretaria de Defesa da Cidadia), com apoio da Unifesp, Ibdfam (Instituto Brasileiro de Direito de Família), 2ª Sansex, FMS Turismo, Instituto Joana D’arc, Tribal Club, CRESS (Conselho Regional de Serviço Social – SP), OAB – subseção de Santos, CRP-SP (Conselho Regional de Psicologia), Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania e Mistério da Saúde.