Filme das Oficinas Querô ganha Prêmio de Melhor Atriz no “Curta Santos”

O curta-metragem “De Velha, Basta Eu!” ganhou o Prêmio de Melhor Atriz para Conceição Sena, na 8ª edição do festival “Curta Santos”, encerrado no último dia 18. Foi realizado pelas Oficinas Querô, com produção da Querô Filmes (ambos parceiros da ACMD). A direção e o roteiro são de Victor Luiz dos Santos (um dos sócios da Querô Filmes e formado pelas Oficinas na turma de 2006). Atualmente, ele cursa faculdade de rádio e TV.


Victor já tinha escrito e dirigido outro curta-metragem, o Maria Capacete, também fruto das Oficinas. A diferença, segundo ele, é que o primeiro se tratava de um documentário e o atual é uma ficção. Desta vez, de forma bem humorada, o enredo conta, em oito minutos, a história de uma senhora que levava uma vida muito reprimida e, depois de ter ficado viúva, resolve se libertar. Conforme explicou o diretor, o que levará as pessoas a refletir sobre pontos relevantes como: o relacionamento entre homem e mulher, o papel da mãe, a importância da amizade e a independência feminina.


“Esse curta é inspirado em uma senhora que encontrei durante uma seleção de elenco. Na ocasião, ela estava acompanhando seus netos interessados em participar de outra filmagem e, enquanto esperava, foi contando sua história para a gente (pessoal da produção)”, declarou Victor, na fase de finalização do curta.


Para financiar o “De Velha, Basta Eu”, o jovem cineasta inscreveu seu roteiro em um concurso do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Audiovisual. Cerca de 150 projetos disputaram e 20 (dentre eles o de Victor) foram contemplados. Cada um recebeu, no máximo, uma verba de R$ 30 mil para ser executado. O concurso era destinado unicamente a pessoas físicas, ligadas a algum projeto de inclusão social, através de produções audiovisuais – foi exatamente o caso dele.


Mais sobre o curta – Elenco: Conceição Senna, Carlo Mossy, José Roberto, Fátima Pinheiro.
Recomendação Etária: livre
Ficha técnica:
Roteiro: Victor Luiz dos Santos / Direção de Fotografia: Maurício Jordy / Direção de Arte: Lucas Pereira / Montagem/Edição: Eduardo Bezerra / Som direto: Fernando Russo / Edição de Som: Eduardo Bezerra / Trilha Sonora Original: Na Teia Audio / Produção: Gabriel Muglia / Produção Executiva: Edileis Novais