Folha de S. Paulo aborda vacinação e liminar em Santos

A Folha Online abordou, nesta segunda-feira (10 de maio), a situação atual em Santos, a respeito da vacinação contra a gripe H1N1. Na Cidade, a Justiça exigiu que todas as adolescentes, entre 15 e 17 anos, fossem imunizadas “imediatamente”. Essa determinação é fruto de uma liminar, deferida no último dia 7, pelo Juiz da Vara da Infância e Juventude, Dr. Evandro Renato Pereira.


A ação é pertinente, pois dos 162 dos doentes registrados, em Santos, 110 tinham até 19 anos. E cerca de 60% eram do sexo feminino. Caso a medida não seja cumprida, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) será multada em R$ 1 mil por dose negada. Então, a SMS solicitou, à Diretoria Regional de Saúde (DRS-4), o envio de cerca de 20 mil vacinas.


A Liminar também estabelece que após o término da Campanha Nacional de Vacinação, em 21 de maio, todas as doses restantes deverão ser disponibilizadas a crianças e gestantes.


Pelo que a ACMD tem acompanhado, a Prefeitura vem cumprindo a liminar. E, conforme divulgado, segundo a assessoria do órgão, ainda não existe definição se entrará com recurso contra essa determinação judicial.


O Conselheiro da ACMD, Eduardo Vianna Júnior, ressalta a importância da situação ter ganho amplitude nacional. ”Mas, a mobilização não para por aí. Agora, precisamos mobilizar as famílias, as escolas e a comunidade em geral, para que a vacinação aconteça efetivamente. Precisamos antever problemas para evitar tragédias”, explicou Vianna. É, por esta razão, que a ACMD pensa em desenvolver, em breve, uma campanha de conscientização sobre o assunto.


Justificativa – Desde o princípio, o Governo (nas três esferas) disse que não havia vacinas suficientes para todas as pessoas. E que, justamente por isso, foi obrigado a escolher somente alguns grupos prioritários para receber a imunização.


Porém, na verdade, já era público, desde 19 de janeiro, que havia no mercado internacional um excedente disponível de vacinas que estava à venda. Esta informação foi divulgada pelo Jornal Folha de S. Paulo e replicada no site da própria Agência Brasileira de Inteligência (Abin), ligada ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.


Clique aqui para ver a matéria da Folha de S. Paulo.


Clique aqui para ver a matéria da Abin.


Portal da Globo divulga 11 mortes por gripe H1N1, no Paraná – sendo três delas de crianças. Clique aqui para ler mais.