Grito Rock acontece pela segunda vez em Santos

Pela segunda vez consecutiva o maior festival de artes integradas do mundo acontece na Cidade de Santos. O Grito Rock conta com uma programação rica em arte, cultura, música e inovação, tudo gratuito. Realizado pelo coletivo Nave Cultural de forma colaborativa, o festival pretende conectar os agentes e produtores culturais da região buscando uma nova forma de se fomentar a nossa cultura. O evento será realizado nos dias 16 e 17 (Sábado e Domingo) de março, no Parque Roberto Mário Santini, emissário submarino de Santos, das 10 as 22h.


Produzido de forma colaborativa desde 2005, o Grito Rock foi criado como uma alternativa ao carnaval tradicional e em 2013 acontece entre o período entre fevereiro e março. A edição de 2013 escolheu o portal Toque no Brasil como principal plataforma de conexão de agentes, produtores e artistas.


Além das inscrições, o Toque no Brasil fomenta também turnês e shows. Estima-se a criação de aproximadamente 3 mil vagas para bandas de todo o país e turnês de pequeno, médio e grande portes, que devem ligar diversas regiões brasileiras.


“O festival é construído colaborativamente pela rede de produtores formada a cada ano e que se fortalece com as conexões para potencializar a realidade local”, explica o coordenador nacional do Grito Rock, Felipe


A produção colaborativa envolve cerca de 9 mil pessoas trabalhando direta e indiretamente, sendo divididos entre empregos formais e informais, autônomos, voluntários e – boa parte deles – são de colaboradores da produção, que recebem em moedas sociais ao invés da moeda oficial vigente (Real).


O Grito Rock é um dos grandes estimuladores das cadeias produtivas de pequenas cidades no interior, bem como em todas as capitais do país e demais pontos internacionais que realizam o festival. Estima-se que em 2011 o investimento total dos produtores combinados alcançou aproximadamente R$2,2 milhões, injetados diretamente no mercado independente.


O valor médio de cada evento também foi expressivo – em média foram aplicados USS$16 mil entre reais e moedas solidárias. O projeto foi idealizado pelo coletivo Espaço Cubo no ano de 2003 em Cuiabá (MT). Com a criação do Fora do Eixo, em 2005 – o projeto se ampliou de forma conceitual e geográfica, envolvendo produtores de todo o país.


Em 2011, o Grito Rock aconteceu em mais de 130 cidades, em oito países, movimentando 2 mil bandas e aproximadamente 200 mil espectadores. Na última edição, em 2012, foram 205 cidades realizadoras, 37% a mais em comparação com 2011, envolvendo a participação direta de aproximadamente 700 produtores culturais, de 15 países diferentes.


Programação Grito Rock Santos


16 de março – Sábado


10 horas – Abertura Exposições
– Pós Tv convidados Caverna House, Tomaz SurfRecycle, Valério da Luz
Exposições:
Anatomia de um instante | Coletivo Caverna House
Índios | Valério da Luz
Reciclagem com Blocos de Pranchas | SurfRecycle


11 horas – Abertura da Semana Internacional da Água
Mestre de Cerimonia : Thiago Brandão


14 horas – Abertura Shows com Felipe Fernández [Voz e Violão]
– Oficina de Introdução aos Traços do Graffiti| Ministrante Ki-Suco


15 horas – Projeto Vapaa & Sensimilla Jhon [Instrumental /Rap]
– Oficina de Introdução ao Skate | Ministrante K-falo


16 horas -Banda Mutus [instrumental]


17 horas – Seiva Roxa [Rap]


18 horas – Banda Olhos de Carla [Rock Clássico]
– Roda de Capoeira | Leandro Mesquita


19 horas – Banda Ibis [Rock de várzea]
– Pós Tv – Arte de Rua na Baixada
Convidado:
Beto Crash | Vinil Colante   


20 horas – Law U-Bando [Homenagem Chorão]
– Exibição do Filme “O Magnata”


21 horas – Grito pela Paz
Ação em homenagem aos jovens mortos no Brasil este ano, em São Paulo e Santa Maria. Dos jovens da baixada para os jovens do Brasil!


22 horas – Encerramento do primeiro dia.


17 de março – Domingo


10 horas – Discoteca Fabrício Luiz [Baixista do Garage Fuzz]
– Abertura Campeonato Grita Sk8 Click
*Premio para melhor manobra & melhor Fotografia.


Inicio Shows:


14 horas – On Pesticede [Hardcore]


15 horas  – Soul Mate [Hardcore]
– Workshop Tattoo produção e criação | Beto Crash


16 horas – Same Flann Choice [Hardcore]
– Oficina SurfRecycle | Ministrante Daniel Tomaz


17 horas – Blackjaw [Hardcore]


18 horas – The Good Loop Project [Instrumental]
– Resultado Skate & Foto


19 horas -Mooscow13 [Instrumental]


20 horas – Name the Band [Rock]


21 horas – Projeto Vapaa [Instrumental]


22 horas – Encerramento – Foto Oficial