Grupo de jovens lança jornal em Santos


Um jornal para jovens feito por eles mesmos. Esta é a proposta do Fala aí!, publicação produzida por 20 jovens, com idades entre 15 e 25 anos, que integram diversos grupos da região. O lançamento da primeira edição será em 25 de abril, no Bar do Sesc-Santos (Av. Conselheiro Ribas, 136), às 19 horas, com um debate sobre o jovem e a mídia.



Como o nome já indica, o objetivo do Fala aí! é ser um espaço para o jovem expressar as próprias idéias e estimular a reflexão sobre questões relacionadas à juventude. Os 20 integrantes envolvidos diretamente no projeto se reúnem, regularmente, duas vezes por semana em oficinas e participam de todas as etapas da produção do jornal – desde a reunião de pauta até a distribuição, além de planejar as ações do Fala aí!.



Em formato tablóide, cada edição do jornal terá cinco mil exemplares – com oito páginas, das quais quatro são coloridas. O projeto é uma iniciativa da ONG Aracati, com sede em São Paulo, em parceria com o Instituto C&A e com o apoio local do Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Núcleo Baixada Santista) e da Unisanta (Universidade Santa Cecília).



Ações previstas – A partir desta semana, começa a distribuição do Fala aí! em projetos sociais juvenis e escolas de ensino médio. O jornal será utilizado como instrumento pedagógico em escolas públicas e particulares, visando estimular a reflexão em sala de aula sobre os temas abordados nas reportagens.