Hospital Guilherme Álvaro fará parte de rede estadual de proteção à mulher

O Hospital Guilherme Álvaro (HGA), de Santos vai compor uma rede, com mais cinco unidades de saúde por todo o Estado de São Paulo, visando a proteção e a melhor assistência às mulheres, vítimas de violência sexual e doméstica. A informação foi publicada hoje (11 de outubro), no Jornal A Tribuna.


A iniciativa foi anunciada pelo próprio governador Geraldo Alckimin (PSDB). Terá inicio em 2013 e sua principal finalidade é integrar e otimizar os atendimentos. Ainda conforme divulgado, a Baixada Santista foi uma das regiões escolhidas para fazer parte dessa rede devido ao aumento dos casos. Em relação ao ano passado, houve um crescimento de 12.1%.


Para se ter uma ideia, são registrados, na Baixada, dois estupros por dia. Do último mês de janeiro a agosto deste ano, ocorreram 464 casos. Dentre as cidades que lideram o rankimg, estão respectivamemte: Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém.


Maior humanização no tratamento, mais agilidade nos exames clínicos e sintonia com as ações policiais são alguns dos benefícios previstos, com a existência da nova rede. Segundo divulgado pelo Governo do Estado os seis centros de referência (como serão chamadas essas unidades de saúde) vão receber R$ 100 mil para realizar reformas, que se fizerem necessárias.