Inauguração de Centro de Referência Social e Núcleo da Pastoral no Morro São Bento

A inauguração do Centro de Referência Social (CRS) do Morro São Bento vai ser realizada na terça-feira (7 de fevereiro), às 11h. A unidade se localiza em Santos, na Sede da Sociedade de Melhoramentos dos Amigos da Vila São Bento (Rua Antero Loureiro, 76). O local também abrigará o 25o Núcleo Multiuso da Pastoral da Criança na Baixada Santista. Esse trabalho social vai ser inédito naquela localidade, onde ainda não existe lideranças da Pastoral.


A unidade faz parte da Secretaria Municipal de Assistência Social de Santos (SEAS), que por meio de um comodato com a Sociedade de Melhoramentos dos Amigos da Vila São Bento, passa a utilizar o edifício.


O Núcleo Multiuso é uma empreitada resultante de uma união de esforços da Pastoral da Criança, da Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD), da empresa Mansueto Pierotti e Filhos ltda, da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEAS) e da Sociedade de Melhoramentos dos Amigos da Vila São Bento.


Essas unidades são espaços onde as atividades da Pastoral da Criança se desenvolvem – ficando dentro das áreas atendidas pela organização, o que facilita a atuação das lideranças e aproxima as famílias. O Núcleo é basicamente composto por uma cozinha e uma sala de capacitação. Dentre as ações realizadas estão capacitações e pesagem das crianças (acompanhamento de bebês de zero aos seis anos de idade).


Cada unidade da Pastoral é viabilizada através de parceiros específicos. Dos 25 Núcleos já inaugurados na Baixada Santista, 13 deles estão localizados em Santos, os quais tiveram seus equipamentos financiados pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), por exemplo.


O Centro Referência Social terá atendimento social e psicológico. Também vão ser promovidas oficinas gratuitas de acordo com as demandas da população. Conforme informou a Secretaria Municipal de Assistência Social de Santos (Seas), vai ser feito um levantamento a fim de definir as oficinas, mas já está confirmado que uma delas será a de culinária. Além disso, o espaço conta com uma brinquedoteca que permanecerá aberta após a inauguração para divertir a criançada.