Inauguração de Núcleo no José Menino

Um novo Núcleo da Pastoral da Criança foi inaugurado, em 7 de abril, em Santos.  Fica nas dependências anexas à Capela São José  (Rua I, ligação 100 – Morro do José Menino). É mais um fruto da parceria entre a ACMD, a Pastoral  da Criança de Santos, o Rotary Club Santos Porto, a Fundação Rotária e mais dois Rotary clubes internacionais –  o Rotary Club of Manhattan e o Rotary Club of Helena Sunrise. 


O Núcleo do José Menino é a 27a unidade desse tipo implementada na Baixada Santista. As crianças e famílias residentes no Morro José Menino já recebiam atendimento através do Núcleo do São Paulo Apóstolo: 81 crianças e 65 famílias. A intenção, a partir de agora, é aumentar esses números – inclusive com a formação de novas líderes comunitárias. 
 


Antes de ser instalado o Núcleo do José Menino, para que as pessoas pudessem receber tal assistência era necessário se locomover por uma certa distância, já que a unidade do São Paulo Apóstolo se situa no sopé do morro.  Agora, com o Núcleo do José Menino, este problema de acessibilidade está solucionado, pois ele se localiza no morro propriamente dito.


Os Núcleos são espaços onde as atividades da Pastoral da Criança se desenvolvem – ficando dentro das áreas atendidas pela organização, o que facilita a atuação das lideranças e aproxima as famílias. É basicamente composto por uma cozinha e uma sala de capacitação.  Dentre as ações realizadas estão capacitações e pesagem das crianças (acompanhamento de bebês de zero aos seis anos de idade). Cada unidade da Pastoral é viabilizada através de parceiros específicos.