Inaugurado em Bertioga o primeiro McDonald´s ecologicamente correto da América Latina


Em 16 de dezembro, foi inaugurado, na Riviera de São Lourenço, em Bertioga, o primeiro McDonald´s na América Latina que é considerado sustentável (por utilizar materiais e metodologias inovadoras, visando evitar ao máximo os danos ao meio ambiente). Apenas três unidades no mundo adotaram esse modelo. E, por isso, certamente servirá de exemplo para outros restaurantes da rede no Brasil.



Conforme divulgado, a preocupação com o meio ambiente esteve presente desde a escolha do terreno. Os tijolos usados na construção foram reaproveitados de demolições ocorridas na cidade. Já as tintas são minerais e não contêm solventes..



O sistema de refrigeração do local é inteligente – os aparelhos de ar-condicionado têm sensores, capazes de identificar a temperatura e se ajustarem de modo a tornar o ambiente agradável. Esse sistema trabalha em conjunto com as janelas, que podem ser abertas automaticamente, levando em consideração o clima encontrado fora do restaurante. E, assim, economizar energia elétrica.



A energia solar também é aproveitada. Outra inovação é que há vidros fluorescentes em quase todo o piso para aumentar a luminosidade. Além disso, a madeira foi aplicada de forma consciente – somente as que possuem certificado ou a chamada “madeira plástica”. Dentre as alternativas, destacam-se a utilização da árvore do coco e da palha de arroz.