Iniciativas simples, porém, eficazes marcam Semana do Meio Ambiente

Ações simples, mas eficientes marcaram a Semana Nacional do Meio Ambiente, ocorrida do dia 4 até ontem (9 de junho). Dentre as iniciativas que mereceram destaque na Baixada Santista estão a criação de lixeiras ecológicas e uma campanha, junto às escolas municipais de São Vicente – e uma  coleta de detritos domésticos em Cubatão.


A lixeira ecológica consiste basicamente no reaproveitamento de pneus usados (quatro unidades devidamente empilhadas, unidas e envernizadas compõem cada peça). O lançamento desse projeto aconteceu ontem, dia 9. Como divulgado na Imprensa, a primeira entrega, que simbolizaria o inicio do projeto, estava prevista para a instituição de Ensino Fundamental Prefeito Benedito Ferreira, na Vila Margarida.


A  ideia partiu de um funcionário técnico da Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi), Luiz Humberto Lacerda. Posteriormente às escolas, é possível que seu invento seja colocado em edifícios da Administração Municipal e também na orla da praia. O custo por cada nova unidade é dez vezes menor do que uma lixeira grande, utilizada convencionalmente – além de contribuir para a consciência ambiental das pessoas.


Coleta Seletiva – Em Cubatão, vai começar, em agosto, um projeto de coleta seletiva de lixo doméstico, mantido pela Prefeitura. Nesse sentido, uma ação piloto foi iniciada na Vila dos Pescadores. Com o amadurecimento da iniciativa, a ideia é que sejam instalados gradativamente, em Cubatão, postos fixos de recolhimento de recicláveis – além da utilização de caçambas itinerantes, nos bairros, destinadas ao descarte de produtos eletro-eletrônicos.


Já no próprio Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), um mutirão – com mais de 30 pessoas – composto por agentes da Prefeitura, escoteiros, dentre outros voluntários – recolheram quase uma tonelada de lixo do Parque Ecológico Cotia Pará (áreas verdes e trilhas), localizado na Cidade.