Inscrições para o Fórum Nacional da Criança e do Adolescente


O 1º Fórum Nacional da Criança e do Adolescente acontece nos dias 18 e 19 de julho, em Campinas, na Lagoa do Taquaral. A entrada é gratuita. O auditório terá capacidade para até 1,5 mil pessoas. Quem quiser participar deve se cadastrar no site da EXPO-RMC ou pelo telefone (19) 3295-4442.



O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, Unesco, Gente que faz a Paz, Palas Athena, Educadores para a Paz, Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e Petrobrás.



A Universidade da Paz (Unipaz-Campinas) e a empresa EXPO-RMC reuniram personalidades envolvidas com o tema “Adolescentes em Conflito com a Lei”, em 8 de fevereiro, no auditório da Estação Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer de Campinas. Essa iniciativa marcou o início da elaboração da programação do Fórum.



Foram debatidos temas que serão discutidos, como os modelos de atuação no Brasil: Liberdade Assistida (LA), Semiliberdade e as Unidades de Internação (UI), avaliação da aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), marginalização, drogas, dificuldade de ingresso no mercado de trabalho, entre outros.



Ministraram o debate Fulvio Zocca Jr. (diretor geral da EXPO-RMC), Luiz Carlos Garcia (Presidente da Unipaz – que é a instituição coordenadora do Fórum), José Carlos Vieira (Conselheiro da Unipaz) e Márcia Silva (Assistente Social e Coordenadora da Equipe Técnica da 1º Vara da Infância e da Juventude de Campinas).



Estiveram presentes também representantes de Coordenadorias Regionais dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de algumas cidades da região de Campinas, Conselhos Tutelares, Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas (Comec) e funcionários das prefeituras da Região Metropolitana de Campinas (RMC).



Segundo o presidente da Unipaz Campinas, Luiz Carlos Garcia, a intenção da reunião foi começar a definir os temas das palestras e quais serão os conferencistas. “Essa reunião foi um espaço participativo para todos os interessados discutirem o tema Adolescentes em Conflito com a Lei, a fim de gerar novas vertentes de discussões para o Fórum, apresentando medidas positivas para a inovação das instituições”, diz.



Para Fulvio Zocca Jr, diretor da EXPO-RMC, o encontro serviu para colher opiniões e idéias de todos os envolvidos, visando uma futura implantação de medidas sócio-educativas em prol dos adolescentes: “Queremos unir as forças de todos os representantes para discutirem esse tema, transformando isso em projetos e, conseqüentemente, em atitudes”, explica.