Instituto lança portal sobre consumo consciente para crianças

O Instituto lançou recentemente. Trata-se de uma ferramenta inédita sobre consumo consciente dirigida às crianças. Esse lançamento faz parte das comemorações do aniversário do Instituto, que completou dez anos, no último dia 15. Desenvolvido pela agência digital Tribo Interactive e patrocinado pelo refresco em pó Tang, da Kraft Foods Brasil, em parcerias também com o poder público.


Visa motivar as crianças para o consumo consciente, por meio de abordagens lúdicas e pedagógicas. Apresenta também áreas voltadas para pais e educadores, contendo dicas e planos de aulas. São utilizados temas presentes no cotidiano. Assim, eles começarão a entender que os bens e serviços vêm de uma cadeia produtiva e causam impactos – desde sua origem até o descarte.


O portal oferece também jogos, nos quais as crianças podem conhecer mais sobre um determinado produto. No game “Descobrindo Petróleo!”, por exemplo, elas o encontram em diversos objetos, como brinquedos, vestuário e utensílios de casa. Além disso, há sugestões de atividades para serem feitas fora do computador, sozinha ou em grupo. A criança baixa as instruções do site e desenvolve as atividades.


A home questiona e, ao mesmo tempo, orienta: “Por que ir sozinho para a escola? Que tal juntar os amiguinhos e irem todos em um só carro? Papais e mamães podem se revezar levando e menos carros estarão circulando, assim o trânsito melhora e jogamos menos gás carbônico na atmosfera, reduzindo o efeito estufa. E por que não aproveitar a ida à padaria para uma caminhada?”. Dessa maneira, a criança se conscientiza e também mobiliza sua família.