Jornalistas da Baixada participam de Seminário ministrado pelo Ethos e ACMD.


O Instituto Ethos de Responsabilidade Social e ACMD fizeram, em parceria, um Seminário exclusivo para jornalistas da Baixada Santista, o encontro aconteceu na sede da ACMD, em 24 de maio. Na primeira parte, o Diretor Executivo da ACMD, Eduardo Vianna Junior, apresentou os índices dos projetos da Associação. Foram exibidas também várias matérias de jornais sobre Responsabilidade Social e Direito da Criança e do Adolescente.


Dentre as notícias, estavam fatos que ocorreram em Santos: A morte de adolescentes na Diju, a vinda da Dra. Zilda Arns, ações da Rede Social São Paulo e o caso dos irmãos órfãos, separados pela justiça.


Eduardo Vianna Junior contou que as crianças desse caso foram separadas pela justiça. “A cobertura da imprensa foi capaz de contribuir para reverter essa decisão judicial” disse.


O desfecho desta história foi que as crianças passaram a ser criadas pela a avó. Esse acontecimento foi pauta do Jornal Folha de São Paulo. Durante a segunda etapa do evento, as coordenadoras de comunicação do Ethos, Patrícia Saito e Inês Berloffa falaram as demais jornalistas. Foi abordado o conceito de Responsabilidade Social segundo o Instituto Ethos.


Depois, os participantes puderam conhecer melhor as regras para se inscrever na 5ª Edição do Prêmio Ethos de Jornalismo, cujas matéria e/ ou programas deverão abordar as Oito metas do Milênio. A novidade desse ano é a categoria rádio comunitária. As inscrições podem ser feitas no site do Ethos até o final de junho.


O prêmio Ethos de jornalismo tem como objetivo incentivar que a Imprensa realize coberturas com temas ligado à área de Responsabilidade Social. As palestrantes comentaram também sobre a rede Ehos de Jornalistas. Hoje, mais de 600 comunicadores fazem parte desse grupo. Quem quiser participar pode obter mais informações no site do Ethos – onde há um espaço especifico para jornalistas.


Para Inês Berloffa, os profissionais dos meios de comunicação são fundamentais para uma transformação positiva da realidade. “Um dos objetivos é fazer com que os jornalistas divulguem o movimento de Responsabilidade Social e, com isso, alcançar um maior envolvimento dos empresários”, acrescentou.


O Instituto Ethos iniciou suas atividades em 1998 – sua sede se localiza em São Paulo. Começou com 11 empresas associadas e, atualmente, são mais de mil.