Levantamento nacional de abrigos


O Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) lançará na próxima quarta-feira (13 de abril), em Brasília um livro intitulado “O direito à convivência familiar e comunitária – os abrigos para crianças e adolescente no Brasil”.


O evento contará com a presença de Nilmário Miranda, Ministro da Secretaria de Direitos Humanos. Foram investigados 589 programas de abrigos – o que corresponde a 88% das instituições que recebem recursos do governo federal. A pesquisa retrata as condições do atendimento a crianças e adolescentes no que se refere ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


A obra aborda os seguintes aspectos: a manutenção do vinculo familiar, a freqüência na escola, o motivo do ingresso no abrigo, as características físicas das instituições, os serviços, as formas de financiamento das entidades, os papeis dos voluntários e as iniciativas promovidas que visam a adequação aos princípios do ECA.


A agência de notícias de Direitos da Infância (ANDI) fará uma apresentação, durante o lançamento, sobre a imprensa brasileira e os temas de abrigamento, adoção e convivência familiar.


A iniciativa recebe o apoio do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).