MACF apresenta Balanço Social de entidades beneficiadas pelo Programa Nota Fiscal Paulista

bsmacf

bsmacfO Movimento de Apoio a Cidadania Fiscal (MACF) estima que há mais de 4 mil entidades beneficiadas pelo Programa Nota Fiscal Paulista. O movimento realizou uma pesquisa com uma amostra de 80 dessas entidades, para que seja possível dimensionar o impacto social, que as ONGs desenvolvem com esse recurso. Chamado de “Balanço Social”, a pesquisa será apresentada no próximo dia 11 de abril, às 10 horas, na APAE de São Paulo e aberto a todos os interessados.

A pesquisa será entregue também ao Governo do Estado de São Paulo, no intuito de sensibilizar o poder executivo paulista para que as alterações apresentadas no dia 09 de março possam ser revertidas ou amenizadas. Na ocasião, as entidades foram informadas de que não será mais possível receber doações físicas de notas fiscais paulistas, uma vez que não será mais permitido às ONGs colocarem urnas nos estabelecimentos comerciais para o recebimento de notas.

A partir de setembro, as organizações só poderão receber doação de notas que os próprios consumidores doarem pelo “app Nota Fiscal Paulista” — aplicativo mobile do governo ou pelo site da Secretaria da Fazenda de São Paulo. “Impedir o consumidor de doar a nota no próprio estabelecimento comercial ou diretamente às ONGs, vai inviabilizar o próprio Programa Nota Fiscal Paulista”, afirma o coordenador do MACF, João Paulo Vergueiro, também diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).

“Teoricamente, o Governo aumentou o repasse de 50% para 60% e aumentou o número dos sorteios, mas esses avanços terão um caminho inverso nas contas das ONGs. A doação da nota sem CPF deve ser fácil, o contribuinte que desejar doar precisará estar logado no sistema do governo, baixar um aplicativo e ter Internet para doar a nota, vai tornar a doação muito mais difícil, diminuindo muito sua incidência”, explica Eduardo Vianna Júnior, presidente do conselho da Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD), uma das entidades beneficiadas pelo programa e vinculada ao MACF.

Serviço
Lançamento do Balanço Social do Programa Nota Fiscal Paulista Lançamento do Código de Compromisso e Conduta do Movimento Inscrições: https://goo.gl/YS4rS6
Local: APAE de São Paulo
Dia: 11 de abril de 2017 – das 10h às 12h
Endereço: rua Loefgren, 2109 – Vila Clementino SP | Metrô Santa Cruz