Mais três Núcleos da Pastoral da Criança foram inaugurados em outubro


Três Núcleos da Pastoral da Criança foram inaugurados em diferentes cidades da Baixada Santista, durante o mês de outubro. São fruto de uma parceria entre a ACMD e a Pastoral da Criança Nacional. Além disso, cada um dos casos tem seus parceiros específicos.



A cidade de Peruíbe ganhou seu primeiro Núcleo Multiuso, no dia 19. Fica num espaço da Paróquia São João Batista (Rua Tiradentes, 479 – Jardim Ribamar).



Ainda no mesmo dia, houve uma inauguração no município de Itanhaém. A unidade situa-se na Associação Amigos do Bairro – Grupo de Capoeira Nossa Senhora da Conceição (Rua Valdomiro Pedro Luz, 27 – Oásis). Foi viabilizada através de uma parceria com a Associação de Capoeira, com o apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Associação Comercial (ACAI) – ambos de Itanhaém.



Já o terceiro Núcleo foi inaugurado em Santos, no dia 20 de outubro, na Paróquia São Paulo Apóstolo (Rua Dr. Gaspar Ricardo, 226 – José Menino). Durante as inaugurações ocorreram pesagens com crianças assistidas pela Pastoral, nas respectivas localidades.



Os Núcleos Multiuso são espaços onde as ações da Pastoral são desenvolvidas. O diferencial é que ficam dentro das comunidades, facilitando o atendimento. Lá são realizadas capacitações, assistência às famílias, pesagem das crianças (acompanhamento do crescimento de bebês de zero até os seis anos de idade), entre outras atividades.



Contabilizando os Núcleos citados acima, já foram inauguradas, na Baixada Santista, 20 unidades, desde a concretização de um termo de cooperação entre a ACMD e a Pastoral da Criança Nacional, assinado em 11 de novembro de 2003. A meta é instalar mais nove Núcleos. Eles estão sendo viabilizados por meio de parcerias entre a ACMD e empresários locais. Com isso, pretende-se triplicar a capacidade de atendimento da Pastoral na região.