Manchete de “A Tribuna” retoma casos de abusos sexuais de crianças em Santos

Repercutindo o recente depoimento, concedido ao programa Fantástico da Rede Globo, pela apresentadora Xuxa (que disse também ter sido vítima na infância), o Jornal A Tribuna retomou a questão dos abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes em Santos. Foi a matéria principal da edição da última terça-feira (22 de maio). Agora, o assunto também é tema da nova enquete da ACMD. Participe!


A matéria reforça que, geralmente, esses crimes acontecem  nos próprios lares – e que, por isso, as vítimas acabam sofrendo caladas durante anos. Especialistas ressaltam que isso acarreta grandes traumas, com consequências para os relacionamentos afetivos e sexuais no futuro.


Quanto à realidade de Santos, o jornal  frisou que o maior número de ocorrências desses crimes acontece nas regiões portuárias e centrais. Informou que, no ano passado, ocorreram 188 casos de abusos sexuais na Cidade. Porém, os próprios responsáveis pela assistência municipal para esses casos reconheceram que, na realidade, os números podem ser bem maiores. Já em âmbito estadual, no mesmo período, foram registrados 852.


“A Tribuna” lembrou ainda uma série exclusiva de matérias, publicadas no veículo, em 2009, que abordou a prostituição infantil na Rodovia Régis Bittencourt (BR-116). Na época, a adolescente entrevistada, de 15 anos, (que teve o nome preservado) disse que fazia “programas”, desde os 12 anos. O que demonstra que esse problema se estende há bastante tempo.


Enquete – Participe da nova enquete, no site da ACMD, que aborda esse assunto.