Membros da ACMD, da Pastoral e da Diocese de Santos vão a Curitiba para reunião com Dra. Zilda Arns


Membros da ACMD e da Pastoral da Criança terão uma reunião com a Dra. Zilda Arns (autoridade máxima da Pastoral da Criança no Brasil). O encontro acontecerá em Curitiba, na próxima terça-feira (22 de maio). Nessa ocasião, haverá uma prestação de contas do Projeto de Instalação de Núcleos Multiuso – cujo objetivo visa apoiar a Pastoral da Criança naquilo que ela faz de melhor: o combate à desnutrição e à mortalidade infantil.



Os participantes do encontro por parte da ACMD serão: Marcelo Bechelli Monteiro (Presidente do Conselho Deliberativo) e Eduardo Vianna Junior (Conselheiro). Já pela Pastoral da Criança (Diocese de Santos) comparecerá Dejanira Ribeiro Ferreira (Coordenadora Diocesana) e Denacir de Moura (membro da Equipe Diocesana) e pela Cúria Diocesana, o Padre Valdeci João dos Santos.



Esse apoio à Pastoral, na prática, significa proporcionar à entidade uma melhor infra-estrutura que possibilite a otimização do trabalho já desenvolvido. Para tanto, são implementados núcleos nas comunidades atendidas pela Pastoral. Essas unidades contam basicamente com uma cozinha, um banheiro e um espaço para capacitações.



Esses núcleos são viabilizados sempre através de parcerias, utilizando-se dependências já existentes – localizadas em igrejas, sociedades de melhoramento, além de outros locais. Há também um caso diferenciado, no qual um núcleo foi instalado dentro de um contêiner.



Trata-se de um projeto pioneiro no País que surgiu a pedido da própria Dra. Zilda Arns, em 2003. Até hoje, foram instalados 30 núcleos multiuso em diferentes cidades da Baixada Santista. No total, houve um investimento de cerca de R$ 311 mil – uma média de R$ 10,3 mil por unidade.



Esses recursos vieram de doações de pessoas físicas e jurídicas e também através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). Além disso, fez parte do projeto a formalização de um “Protocolo de Intenções Contra a Mortalidade Infantil” – que foi assinado por seis dos nove Prefeitos da Região Metropolitana da Baixada Santista.


Clique aqui para visualizar a listagem completa dos núcleos multiuso.