México 70 terá Núcleo da Pastoral da Criança

O Bairro do México 70, em São Vicente, ganhou um Núcleo Multiuso da Pastoral da Criança. Com isso, o combate à mortalidade e à desnutrição infantil, promovido pela entidade, naquela região se torna ainda mais eficaz – porque, agora, as líderes comunitárias têm à disposição uma melhor infra-estrutura para desempenhar seu trabalho.


A inauguração ocorreu em 27 de setembro. O Núcleo se localiza na Creche José Ribeiro Morais – Cáritas – do Grupo Filantrópico Portuário (Avenida do Canal, 209). Com a implementação desse Núcleo, a intenção é conseguir triplicar o atendimento da Pastoral naquela localidade. As comunidades de Cristo Operário e Saquaré também serão assistidas pelo novo Núcleo. Atualmente, 13 voluntárias atendem a 160 crianças e 122 famílias que vivem nessas comunidades.


O Núcleo do México 70 é fruto de uma parceria entre a ACMD (que adquiriu os equipamentos) e a Creche Cáritas (que cedeu parte de seu espaço físico). Esta é a 17a unidade da Pastoral instalada na Baixada – em São Vicente já existem duas.


A concretização desses Núcleos só está sendo possível devido a uma parceria entre a ACMD e a Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, assinada há dois anos. O apoio de empresários tem sido fundamental para a viabilização dessa empreitada.


A Dra. Zilda Arns, já confirmou que virá a Santos, em 11 de novembro, com a finalidade de acompanhar o andamento desse projeto e também comemorar o aniversário de 20 anos de atuação da entidade na Baixada.


Os Núcleos Multiuso são espaços onde as atividades da Pastoral são desenvolvidas. O diferencial é que ficam dentro das comunidades, facilitando o atendimento. Lá são realizadas capacitações, assistência às famílias, pesagem das crianças (acompanhamento do crescimento de bebês de zero até os seis anos de idade), entre outras atividades.