Ministério do Meio Ambiente lança cartilha sobre consumismo infantil

Em parceria com o Instituto Alana, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou a cartilha Consumismo Infantil: na contramão da sustentabilidade. O projeto tem como público-alvo crianças, pais, professores e cuidadores.


A publicação traz informações importantes, que devem estar ao alcance de pais e educadores. Entre elas, o fato de que o público infantil passa mais de cinco horas por dia na frente da televisão, de acordo com dados do Ibope. E que 64% de todos os anúncios veiculados nas emissoras de TV, monitoradas às vésperas do Dia das Crianças de 2011, foram direcionados ao público infantil, de acordo com o Instituto Alana.


“Ninguém nasce consumista. O consumismo é um hábito que se forma a partir de valores materialistas e que traz sérios problemas para a sustentabilidade. É possível mudar este quadro”, informa a cartilha.


O Ministério da Educação deverá distribuir 70 mil exemplares da obra, o Ministério do Meio Ambiente distribuirá cerca de 10 mil e a Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP) vai distribuir outros 15 mil exemplares da cartilha por todo o País no próximo ano.


A relação de dados e dicas sobre o consumismo infantil está disponível no site do Ministério do Meio Ambiente, clique aqui para fazer download da cartilha.