Moradores do São Bento passam a contar com Centro Comunitário

A tradicional receptividade da população dos morros santistas se somou à alegria estampada no rosto de cada morador do São Bento, dando o tom à inauguração da Seção Centro Comunitário (Secom) ontem pela manhã.


O Centro Comunitário colocará à disposição dos moradores a Brinquedoteca Emília, que já atende 150 crianças, além do importante trabalho de assistentes sociais do Centro de Referência Social dos Morros (CRSMorros) e do Núcleo Multiuso da Pastoral da Criança. A obra foi realizada em parceria com o Departamento da Administração Regional dos Morros (Dear-M), empresa Mansueto Pierotti, Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD) e Sociedade de Melhoramentos do São Bento.


Parceria – O prefeito João Paulo Tavares Papa destacou a importância da parceria entre o poder público, Ongs e iniciativa privada. “É importante que a comunidade do São Bento ajude a manter este equipamento em ordem e em boas condições de uso. É uma obra pequena, mas de altíssimo alcance social”.


Já o secretário de Assistência Social, Carlos Teixeira Filho, disse que o equipamento era antiga aspiração dos moradores do São Bento. “É um velho sonho do Raul Lúcio (presidente da sociedade de melhoramentos) que se torna realidade”.


A solenidade contou com a presença de representantes do Legislativo, empresários, presidentes de Ongs, religiosos e líderes comunitários.


QUALIDADE DE VIDA


As atividades que serão desenvolvidas pelo Centro Comunitário contemplam a melhor qualidade de vida da população. Além do importante trabalho implementado pela equipe da Brinquedoteca Emília, o atendimento prestado pelas assistentes sociais da Seas será fundamental para o pleno exercício da cidadania da comunidade.


A Pastoral da Criança também realizará controle de pesagem de crianças e orientação nutricional para os pais, bem como a distribuição de multimistura (alimento composto que possui fibras, vitaminas e sais minerais) para as famílias.


A unidade da Prefeitura ainda vai oferecer cursos e oficinas para pessoas de todas as idades. Para que o trabalho tenha o alcance planejado, a equipe do Centro Comunitário convida membros da própria comunidade para que participem como voluntários nas diversas atividades programadas.


TRABALHO CONJUNTO


A satisfação pela entrega da nova unidade da Seas foi evidenciada pelas palavras daqueles que colaboraram com a obra. Ronald Monteiro, da Associação Comunidade de Mãos Dadas, recordou ter vivido seus primeiros três anos de vida no Morro do São Bento, revelando um sentimento especial por participar da entrega do Centro Comunitário. “Acreditamos que as coisas devam acontecer conjuntamente, ou seja, através de parcerias, como esta.


Já Geraldo Pierotti, da fornecedora de navios Mansueto Pierotti, empresa que colaborou com a construção da unidade, agradeceu “o privilégio de poder colaborar com a comunidade que vive tão próxima de nós e de nossa empresa”. Raul Lúcio, presidente da Sociedade Melhoramentos da Vila São Bento, disse estar feliz com a realização de antigo sonho: “Isso tudo é muito positivo, faz com que nossa criançada participe de todas estas atividades”. De acordo com Djanira Ribeiro, coordenadora do Núcleo Multiuso da Pastoral da Criança, em breve terá início o acompanhamento das gestantes da comunidade.


MEDICAMENTOS


Comissão de Padronização realiza 2º encontro


Atualizar a relação de medicamentos utilizados na rede municipal de saúde, para incluir novos itens, avaliar os que devem ser mantidos e definir aqueles que serão excluídos. Este é o objetivo da Comissão de Padronização de Medicamentos, que foi instituída em janeiro e realiza hoje a segunda reunião. Neste encontro, os 15 membros apresentarão relatório com a análise dos remédios da sua especialidade.


Depois que a nova lista de medicamentos for padronizada, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pretende publicar livreto com a discriminação dos itens, incluindo dosagem por idade e dados farmacológicos. O intuito é que cada médico da rede tenha sua própria relação.


CURTAS


Vovô Sabe-tudo – As crianças da Seção Centro Comunitário São Manoel, unidade da Secretaria de Assistência Social Seas), ficaram hipnotizadas na manhã de segunda- feira. Os pequenos receberam a visita do Vovô Sabe-Tudo Petrônio, que os levou a um passeio mágico num mundo de príncipes e princesas, fábulas e contos. O vovô sabetudo Petrônio Trigoso de Lima, que está no projeto há sete anos, organizou a oficina O Contador de Histórias com temas de fadas, sereias, fé, Carnaval e honestidade. O vovô Petrônio se apresenta novamente no dia 15, às 9 horas. O endereço da Secom São Manoel é Rua Francisco Meira, 104, São Manoel.


Semana da Saúde’ – Dentro da Semana da Saúde, realizada na Seção Abrigo Provisório à População de Rua (Seapru), o médico Tarcísio Borges fala hoje sobre doenças infecto-contagiosas, escabiose, pediculose e micose. Amanhã, o tema será DST, Aids e Hepatite. As palestras têm início às 14h30. A Seapru fica na Rua General Câmara, 249, Centro.