“Mostra Oficinas Querô” na programação do “Curta Santos”

As Oficinas Querô (parceiro da ACMD) farão, na 8ª edição do festival “Curta Santos”, uma retrospectiva dos cinco anos do projeto. A iniciativa consiste em uma mostra das principais produções já realizadas – totalizando praticamente uma hora e meia de filme. As exibições acontecerão no último dia do festival (18 de setembro), a partir das 15h, no Cine Roxy.


Atuando desde 2004 com jovens da Baixada Santista, as Oficinas Querô consistem em um projeto social de capacitação audiovisual, empreendedorismo e cidadania criado pela Gullane Filmes, em parceria com o UNICEF, ACMD, Unisantos e SESC Santos inicialmente para dar continuidade ao trabalho desenvolvido após o término das filmagens do longa Querô, dirigido por Carlos Cortez.


Devido ao sucesso alcançado na iniciativa piloto, o projeto cresceu e hoje comemora cinco anos de atuação com núcleos na Baixada Santista (Santos e Guarujá) e São Paulo. Além disso, para o próximo ano, já está previsto também um polo em Ribeirão Preto. Mais de 300 jovens participaram do projeto e cerca de 40 “veteranos” já atuam profissionalmente na área de audiovisual.


Durante esse período, muitos curtas-metragens foram produzidos e muitas histórias foram contadas e, é justamente através destas histórias que será exibido um apanhado geral. É muito importante lembrar que todos esses filmes são de autoria dos jovens participantes do projeto.


E, por isso, expressam suas visões de mundo, seus sentimentos, ideais e sonhos. Portanto, mais do que uma simples mostra, o evento é uma oportunidade para reencontrar produtores, demais profissionais, parceiros, amigos e familiares que o projeto reuniu durante todo esse período.


Mostra Oficinas Querô de Cinema – Programação Curta Santos
Data: Dia 18, sábado, às 15 horas.
Local: Cine Roxy – Av. Ana Costa, 443 – Gonzaga


Veja abaixo a ficha técnica de cada filme:


1- TORTO – DOCUMENTÁRIO
Direção: Samuel de Castro
Formato: Digital – Mini DV
Duração: 12’40
Sinopse: Em Santos existe cerca de 80 prédios tortos com inclinações que variam de 05 cm a mais de 2 metros, causadas por bases impróprias para construção de edifícios de grande porte. O documentário mostra fatos curiosos e dificuldades dos moradores desses edifícios.


 


2- PRIMEIRO PASSO – FICÇÃO
Direção: Juh Guedes
Formato: Digital – Mini DV
Duração: 2´00


Sinopse: Uma simples pergunta que fará importância no futuro de cada criança: O que você quer ser quando crescer?



3- MARIA CAPACETE – DOCUMENTÁRIO
Direção: Eduardo Bezerra e Victor Luiz
Formato Digital – Mini DV
Duração: 22´50
Sinopse: De Maria Capacete a Maria Felix Santos. O documentário retrata o cotidiano de uma figura excêntrica do bairro do México 70, na cidade de São Vicente. Vista como uma pessoa sem sentimentos e perspectivas, Maria enfrenta preconceitos, humilhações e chacotas de todos, por não aceitar o apelido de “Capacete”.


4- MEIO FIO – FICÇÃO
Direção: Kamilo Santos
Formato Digital – Mini DV
Duração: 2´00


Sinopse: O mundo está à beira de um colapso ecológico, a cidade não para nunca, mais basta um segundo para fazer diferença na vida de qualquer pessoa ou até mesmo do mundo!



5- PHANTASMA DO PAQUETÁ – DOC DRAMA
Direção: Nilton Ferreira
Formato: Digital – Mini DV
Duração: 8´20


Sinopse: Não existe lugar no mundo, por mais culto que seja sua população, que não tenha uma história sobrenatural para contar. Em 1900, na cidade de Santos, um fantasma vagava pelo cemitério do Paquetá.



6- ET-E-45 – FICÇÃO
Direção: Nilton Ferreira
Formato Digital – Mini DV
Duração: 2´00
           
Sinopse: Um extra-terrestre conta as dificuldades de sobreviver na cidade grande.



7- LOCATÁRIAS – DOCUMENTÁRIO
Direção: Rose Carvalho e Kamilo Santos
Formato Digital – Mini DV
Duração: 8´40


Sinopse: Eliana, 46 anos de dificuldades e ilusões. Renata trabalha a mais de anos na profissão. Juntas com demais trabalhadoras do sexo falam das dificuldades na vida de uma locatária.



8- CAROLINAS – FICÇÃO
Direção: Isla Lustosa e Nathália Lira
Formato Digital – Mini DV
Duração: 2´00


Sinopse: Retrata um paralelo da fase infantil para a adolescência, contada por duas meninas.


9- SARCÓFAGO – DOCUMENTÁRIO
Direção: Paula Luana Maia e Everson Renato Alves
Formato Digital – Mini DV
Duração: 13´30


Sinopse: O Ministério Underground
Por não serem aceitos em outras igrejas, um grupo de roqueiros funda um ministério cristão que une o heavy metal ao evangelho. Sua doutrina divide opiniões e causa estranhamento nos vizinhos e comunidade local.
                                                             


10- SE BEBER NÃO DIRIJA – FICÇÃO
Direção: Jaqueline Marques
Formato Digital – Mini DV
Duração: 2´00


Sinopse: O que acontece quando alguém vai pra balada e mistura álcool com direção?



11- O MELHOR LUGAR
Direção: Jefferson Paulino e Nildo Ferreira
Formato Digital – Mini DV
Duração: 13´00


Sinopse: “O Melhor Lugar” conta uma história real em que o “ECA”, (Estatuto da Criança e do Adolescente) e a Sensibilidade da uma Professora chamada Andréia, Interpretada pela atriz Silvia Lourenço, são a chave para a resolução dos grandes e graves conflitos que envolvem “Maria”, uma linda menininha que por de trás do seu olhar meigo e apaixonante esconde um grande segredo.