Muhammad Yunus em São Paulo

Na próxima segunda-feira, 27, será lançado o Yunus ESPM Social Business Centre. O evento acontece das 9h às 12h, no Auditório Phillip Kotler, no Campus localizado na Rua Álvaro Alvim, 123. Vila Mariana, São Paulo. Na parte da tarde, Yunus irá proferir palestra na aula inaugural de um dos cursos oferecidos pelo novo centro.


O Yunus ESPM Social Business Centre, fruto da parceria da ESPM com o Yunus Centre, é a primeira organização acadêmica fundada no Brasil voltada a implementar o modelo de desenvolvimento proposto por Muhammad Yunus, Prêmio Nobel da Paz, em 2006.


O centro nasce com o propósito de estimular empresas e indivíduos a refletir sobre modelos de negócio que estabeleçam uma nova relação entre o desenvolvimento social e econômico.


O Yunus ESPM Social Business Centre é um negócio social, em que objetivos sociais, empresariais e educacionais são igualmente importantes para o atingimento de seus objetivos. Como princípio de todo negócio social, o lucro gerado será reinvestido em atividades que promovam o desenvolvimento de ações as quais potencializam sua missão.


O que são negócios sustentáveis?


Um negócio social é um empreendimento concebido com o objetivo de resolver um problema social. Os lucros gerados são utilizados para ampliar a ação da empresa, aperfeiçoando seus produtos e serviços e potencializando seu resultado social.


Empresas sociais são concebidas a alcançar objetivos sociais se  utilizando de processos e atividades que gerem maior eficiência e  permitam obter sua sustentabilidade, sem depender de doações para que possam atingir sua missão.


Para conseguir esse objetivo, o professor Yunus desenvolveu sete princípios a serem seguidos:


1 – O objetivo do negócio é a superação da pobreza ou de um ou mais problemas em áreas como educação, saúde, acesso à tecnologia, meio ambiente, etc, que ameacem as pessoas e a sociedade – e não a maximização dos lucros.
2 – A empresa alcançará a sustentabilidade econômica e financeira.
3 – Os investidores recebem de volta apenas o montante investido. Não se paga nenhum dividendo além do retorno do investimento inicial.
4 – Quando o montante do investimento é recuperado, o lucro fica com a empresa para cobrir expansões e melhorias.
5 – A empresa será ambientalmente consciente.
6 – A força de trabalho receberá salários de mercado e desfrutará de condições de trabalho melhores que as usuais.
7 – Faça isso com alegria.