Museu do Porto é mantido pela Codesp

Em 2013, o Porto de Santos Completará 121 anos. Mas você conhece a história desse baluarte santista? Se a resposta for “não” ou “um pouco”, vale a pena conhecer o Museu do Porto, mantido pela Companhia de Docas do Estado de São Paulo (CODESP), que é uma das patrocinadoras do projeto “Pólo Aquático: O Esporte como Ferramenta de Inclusão Social”, realizado pela ACMD.


Quem quando criança nunca se imaginou no comando de um navio, com o timão nas mãos? Pois no Museu do Porto você pode apreciá-lo. Além do escafandro (equipamento de mergulho), “tetraciclo”, uma bicicleta de quatro rodas que rodava sobre trilhos, bússolas e tantos outros instrumentos típicos da cabine de comando de um navio de quase cem anos atrás.


O prédio que o abriga também é do início do século passado, foi totalmente restaurado e exibe as mesmas cores que tinha ao ser inaugurado. Seus vitrais, o piso de pinho de Riga e as grades de ferro fundido são outras peculiaridades do edifício.


O museu guarda ainda raras imagens originais do porto no século XIX e início do século XX, muitas delas ainda em negativos de vidro banhado em sais de prata, do princípio da fotografia.


Ele faz parte do Complexo Cultural, que inclui também uma pinacoteca, biblioteca, videoteca e uma coleção de jornais, revistas e documentação oficial.


Serviço – O Museu do Porto de Santos fica na Avenida Rodrigues Alves s/nº, no Bairro do Macuco, e funciona diariamente das 8h às 12h e das 14h às 18h. Telefone para contato (13) 3202-6565 Ramal 2053/2001. A entrada é gratuita.