“Negócios Sociais”: região debaterá o tema com Yunus Brasil

21078573_1478102512267984_7955583924473469734_n

21078573_1478102512267984_7955583924473469734_nO workshop “Inovação e criatividade em negócios sociais” é uma inciativa da Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD) e do LAB4D e será realizado no próximo dia 14 de setembro, às 19 horas, no piso superior do restaurante O Canteiro, no Centro de Santos (SP). A palestrante será a gestora de projetos com corporações da Yunus Brasil, Glaziela Cavallaro. O objetivo da atividade gratuita é incentivar e fomentar negócios sociais na Baixada Santista, que viabilizem novas oportunidades de empreendedorismo como alternativa para superar os desafios que o País enfrenta.

“A ACMD é uma organização que atua no assessoramento, por meio da conscientização, articulação e mobilização da sociedade, agregando a iniciativa privada, o terceiro setor, o meio acadêmico e o poder público na construção de redes para busca de soluções e demandas relacionadas aos direitos e responsabilidades das crianças e jovens. Ou seja, tudo a ver com Negócios Sociais, e a Yunus é a principal referência da área”, afirma o presidente do conselho deliberativo da ACMD, Eduardo Vianna Júnior.

Segundo Santiago Carballo, idealizador do LAB4D, o conceito de negócios sociais é importante porque humaniza e traz alma para as empresas, pois o negócio já nasce atendendo uma causa, suprindo uma demanda da sociedade. “É como misturar o segundo e o terceiro setores: é o setor 2,5”, diz Carballo.

Para Glaziela a proposta do workshop é trazer duas provocações para os participantes. “O primeiro é mostrar que diferente de países muito pobres, o Brasil precisa lidar com problemas mais difíceis como habitação e feminicídio, por exemplo. A inovação é o caminho para o empreendedorismo na resolução de problemas, mas é preciso uma modelagem financeira para que o negócio siga perene. O segundo item provocativo é o papel das empresas, que precisam estar atentas aos impactos sociais dos negócios, para se manterem fortes no mercado”, afirma a gestora.

Apesar da atividade ser gratuita, os recursos que custeiam o workshop são provenientes do programa Nota Fiscal Paulista, que beneficia entidades devidamente registras da Secretaria de Assistência Social do Estado de São Paulo, como é o caso da ACMD.

O restaurante O Canteiro, onde funcionará o LAB4D, cedeu o espaço para a realização do evento e está localizado na Praça Mauá, nº16, no Centro de Santos (SP). As inscrições podem ser feitas pelo link: www.acmd.org.br/inscricoes.

Yunus
A Yunus Negócios Sociais Brasil funciona como um negócio social, ou seja, não há distribuição de lucro ao acionista. Havendo lucro, ele é totalmente reinvestido no negócio maximizando o impacto social. Promove também negócios sociais no meio acadêmico e realiza palestras, workshops e eventos por todo o Brasil. Muhammad Yunus, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2006, é o pai do microcrédito e dos negócios sociais. É o fundador do Grameen Bank e de outras 50 empresas em Bangladesh, a maior parte delas como negócios sociais, inclusive a Yunus Social Business Global Initiatives.