Novas ações de projetos da ACMD

Novas ações práticas de dois projetos da ACMD serão realizadas já na primeira quinzena de junho. Ambos integram nosso Programa “Mãos Dadas em Ação”. Tratam-se dos projetos: “Polo Aquático: o Esporte como Ferramenta de Inclusão” e Projeto de Diagnóstico e Qualificação Socioprofissional.


O primeiro é inspirado numa experiência de uma das empresas associadas à ACMD, o McDonald´s. Mas, foi ampliada e é inédita nesse novo formato. A inclusão será feita por meio de aulas de polo aquático. Atenderá gratuitamente durante um ano cerca de 200 crianças e adolescentes, entre 10 e 15 anos, que vivam em Santos (prioritariamente em situação de risco social).


O projeto foi aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal e conta com seis empresas incentivadoras: CODESP, SABESP, McDonald´s, FSB FOODS, Martin-Brower e Mesquita Locações e tem como parceira a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes (SEMES). Os treinamentos ocorrerão em dois centros poliesportivos do município: o M. Nascimento Júnior (na Zona Noroeste) e o Rebouças (na Ponta da Praia).


Agora, o projeto está em fase final de organização. Os materiais esportivos estão sendo adquiridos e as últimas funções estão se definindo. Porém, já é certo que a coordenação técnica ficará a cargo do diretor acadêmico e psicólogo, João Barros. Já o técnico vai ser o professor de educação física e jogador de pólo aquático (categoria máster), Fabio Ungaretti.


Capacitação profissional – também durante a primeira quinzena de junho, a ACMD fará novas turmas de capacitação socioprofissional, em parceria com a Associação Horizontes, ainda dentro do projeto: Diagnóstico e Qualificação Socioprofissional. Nessa nova etapa, cursos serão de atendente de restaurante/garçom, pizzaiolo, técnica de vendas, organizador de eventos e guia de turismo local. Esta iniciativa, iniciada no ano passado, está sendo financiada pelo Fundo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).