Novela traz curiosidade sobre cultura indiana

A Índia nunca esteve tão pre- sente nas rodas de conversa como atualmente: seja o assunto a novela das oito ou o papel dos países emergentes em temposde recessão global. Aproveitando essa onda indiana, a Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD) vai promover o curso Índia de Todos os Deuses ­ Cultura, Filosofia e Mitologia, em dois encontros, dias 17 de junho e 1º de julho.


A professora de Filosofia Oriental e Mitologia Universal Marilu Martinelli é quem fará a abordagem dos assuntos. Sobre a novela Caminho das Índias, Marilu afirma que a trama está “desempe- nhando bem” sua tarefa como folhetim, ao não ter a pretensão de se aprofundar na cultura indiana, já que o país serve como pano de fundo para a história.


“A novela mostra curiosidades, costumes e um pouco da filosofia e religiosidade hinduístas, apesar de algumas falhas e exageros. Mas não se trata de um documentário ou estudo étnico cultural. A trama instiga a curiosidade sobre a Índia”, opina a especialista.


Sobre as condições sociais e econômicas daquele país, Marilu diz que a Índia possui paradoxos e discrepâncias, ao ser desenvolvida economicamente e tecnologicamente e ter boa parte da população vivendo em extrema pobreza, enquanto as pessoas mais abastadas vivem com muito luxo.


LIÇÕES DE VIDA


E o que os ocidentais deveriam aprender com os indianos? “A reverência pela vida. Qualquer campo de interesse adquire mais beleza quando sentimos reverência pela vida. Isso influencia tudo, desde a busca espiritual até o êxito profissional e a qualidade das relações”, argumenta Marilu.


 O curso faz parte do Programa Mãos na Consciência, que tem o objetivo de promover reflexões por meio de várias atividades. “Acreditamos que ao discutir a diversidade de culturas, compreendemos melhor o grupo à nossa volta, e temos relações mais éticas, humanas e solidárias”, afirma a diretora executiva da ACMD, Déborah Okida.



SERVIÇO: NÃO HÁ PRÉ-REQUISITOS PARA SE INSCREVER NO CURSO, MAS MAIORES DE 16 ANOS PODEM USUFRUIR MAIS DO CONTEÚDO. AS INSCRIÇÕES VÃO ATÉ SEGUNDA-FEIRA E PODEM SER FEITAS PELO TELEFONE 3222-5002, COM JULIANA. INVESTIMENTO: SOB CONSULTA. O CURSO SERÁ MINISTRADO NA SEDE DA ACMD, NA AVENIDAANA COSTA, 255, 1º ANDAR.