Núcleo da Pastoral da Criança foi inaugurado no Jardim Piratininga

O Bairro do Jardim Piratininga, em Santos, ganhou um Núcleo Multiuso da Pastoral da Criança. A inauguração aconteceu em 12 de agosto. O núcleo se localiza num espaço cedido pela Sociedade de Melhoramentos do Bairro (Rua José João Jorge s/n).


Além da Pastoral e da Sociedade de Melhoramentos, mais quatro parceiros contribuíram para a viabilização do Núcleo: a ACMD, a Associação das Empresas do Distrito Industrial e Portuário da Alemoa (AMA),o Rotary Club Santos Porto e a Secretaria de Ação Comunitária e Cidadania de Santos (Seac).


O relacionamento entre as Associações começou a se estreitar quando a ACMD realizou um “Café da Manhã” para membros da AMA, ocorrido na empresa Vopak, em 22 de fevereiro. “Esse foi o primeiro passo de futuras grandes parcerias”, disse o Presidente da AMA, João Maria Menano.


A implementação do Núcleo marca a retomada do atendimento da Pastoral da Criança no Jardim Piratininga. Voluntárias da Pastoral davam assistência lá até o início deste ano, porém, por diversas razões, tiveram que suspendê-las. Uma das dificuldades apontada era a falta de um local para realizar, por exemplo, a pesagem das crianças – atividade fundamental para a contnuidade do trabalho da entidade. Com a existência do Núcleo no bairro, este problema está solucionado. A Diocese já está capacitando novas lideranças para atuar no local.


Durante a inauguração, a Coordenadora Diocesana da Pastoral, Dejanira Ribeiro, apresentou manuais, jornais e panfletos da entidade. Ela disse que a Pastoral tem na Baixada Santista, cerca de dois mil voluntários, que fazem o acompanhamento do crescimento das crianças. “Gostaria de agradecer o apoio que temos recebido de todos”, afirmou. Conforme ela explicou, a entidade desenvolve também um reforço de alfabetização para 300 adultos da região.


O Núcleo do Jardim Piratininga é a 14a unidade inaugurada na Baixada Santista, desde a concretização de um termo de cooperação entre a Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD) e a Pastoral da Criança Nacional. O objetivo é inaugurar na Baixada, até o final do ano, mais 15 Núcleos – totalizando 29. Com isso, pretende-se praticamente triplicar a capacidade de atendimento da Pastoral. “A intenção da ACMD é apoiar aquilo que a Pastoral faz de melhor: o combate a desnutrição infantil”, comentou a Diretora Executiva da ACMD, Deborah Okida.


Já o Secretário Municipal de Ação Comunitária de Santos, Carlos Teixeira Filho, disse que a Seac vai realizar nas dependências da Sociedade de Melhoramentos uma oficina de panificação e já instalou no local um Centro de Referência Social (CRS) que conta com o atendimentto de uma psicóloga e uma assistente social. Segundo ele, o objetivo é de aproximação com a comunidade e unir esforços.