Núcleo da Pastoral da Criança será inaugurado no Morro São Bento


A comunidade do Morro São Bento, em Santos, terá um Núcleo da Pastoral da Criança. A inauguração vai ser realizada na quinta-feira (15 de dezembro), às 14h. O Núcleo ficará nas dependências da Paróquia da Nossa Sra. da Assunção (situada no Largo do São Bento s/n).

A unidade foi implementada através de uma parceria entre a ACMD e a Pastoral da Criança da Diocese de Santos. Já os equipamentos do Núcleo foram adquiridos com recursos financeiros provenientes do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), após aprovação do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).


O Núcleo no Morro do São Bento é o 21o instalado na Baixada Santista. Sua existência irá proporcionar uma melhor infra-estrutura para o trabalho da Pastoral que já é desenvolvido naquela localidade. Lá, seis líderes voluntárias atendem a 93 crianças, 79 famílias e seis gestantes. Com o funcionamento da unidade, o objetivo é intensificar ainda mais o atendimento, até triplicar o número de pessoas assistidas.


A ACMD apoiará a viabilização de, no mínimo, mais oito Núcleos Multiuso na Baixada, conforme compromisso firmado, há dois anos, com a Dra. Zilda Arns, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança no Brasil. Ela esteve em Santos, no início de novembro, e demonstrou estar muito satisfeita com os resutados da parceria entre a ACMD e a Pastoral.


Os Núcleos são instalados em imóveis da Igreja, Sociedade de Melhoramentos, da Prefeitura ou da comunidade em geral, onde há espaço disponível. Consiste em uma cozinha, um banheiro e um local para capacitações. São concretizados por meio de parcerias. Cada caso apresenta suas características específicas.


Diversas atividades da Pastoral da Criança são desenvolvidas nos Núcleos. O diferencial é que ficam localizadas dentro das áreas atendidas pela entidade, fato que facilita a assistência e aproxima as famílias. Dentre as ações realizadas estão capacitações e pesagem das crianças (acompanhamento de bebês dos zero aos seis anos de idade).