Núcleos inaugurados em dezembro



Mais dois Núcleos Multiuso da Pastoral da Criança foram inaugurados em dezembro. No dia 16, às 10h, a cidade de Mongaguá realizou a inauguração de sua primeira unidade. Já no dia 15, às 15h, a comunidade do Morro São Bento, em Santos, também inaugurou um Núcleo.



O município de Mongaguá realmente necessitava de um Núcleo da Pastoral, uma vez que a cidade tem o maior índice de Mortalidade Infantil da Baixada Santista. De cada mil crianças nascidas vivas, 32,46 morrem antes de completar um ano de idade, segundo dados da Fundação Seade.



A unidade de Mongaguá se localiza na Capela Imaculado Coração de Maria (Rua Santa Cecília, 2215 – Bairro Agenor de Campos), pertencente à Paróquia Nossa Sra. Aparecida. O Núcleo atende a comunidade Imaculado Coração de Maria e a mais duas aldeias indígenas: Aguapeu e Itaoca. O trabalho da Pastoral já é desenvolvido na cidade. Lá, 16 líderes prestam assistência a 197 crianças, 122 famílias e sete gestantes.



Já, em Santos, no Morro São Bento, seis voluntárias da Pastoral atendem a 93 crianças, 79 famílias e seis gestantes. Lá, a unidade situa-se nas dependências da Paróquia Nossa Sra. da Assunção (no Largo São Bento s/n). O objetivo, com a instalação dos Núcleos mencionados acima, é proporcionar mais infra-estrutura à Pastoral, a fim de que seja possível triplicar o alcance desse importante trabalho.



As unidades foram viabilizadas por meio de uma parceria entre a ACMD e a Pastoral da Criança da Diocese de Santos. No caso do Morro São Bento, os equipamentos do Núcleo foram adquiridos com recursos financeiros provenientes do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), após aprovação do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).



Os Núcleos são instalados em imóveis da Igreja, Sociedade de Melhoramentos, da Prefeitura ou da comunidade em geral, onde há espaço disponível. Consiste em uma cozinha, um banheiro e um local para capacitações.



Diversas atividades da Pastoral da Criança são realizadas nas unidades. O diferencial é que ficam localizadas dentro das áreas atendidas pela entidade, fato que facilita a assistência e aproxima as famílias. Dentre as ações realizadas estão capacitações e pesagem das crianças (acompanhamento de bebês dos zero aos seis anos de idade).