ONU lança iniciativa global pela educação

O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, lançou recentemente, o Education First (Educação Primeiro), iniciativa global para a construção de um futuro melhor por meio da valorização da Educação. O projeto é liderado por ele e reúne diversos líderes mundiais.


O lançamento da iniciativa, que vai investir US$1,5 bilhão de fundações privadas e de empresas para ampliar o acesso à Educação e a qualidade do ensino e da aprendizagem no mundo, ocorreu em Nova York, durante a 67ª Sessão da Assembleia Geral da ONU.


Entre os participantes da cerimônia, estavam chefes de Estado, ministros de diversos países, chefes de agências da ONU, jovens, representantes da sociedade civil e dirigentes de grandes corporações. O ministro da Educação do Brasil, Aloizio
Mercadante, também discursou.


O Education First tem como metas gerais melhorar o perfil político da Educação, fortalecer o movimento global para atingir uma Educação de qualidade e gerar fundos adicionais. Segundo Ban Ki-moon, os avanços na área terão impacto em todas as chamadas Metas do Milênio da ONU (Millennium Development Goals), incluindo os índices de mortalidade infantil e materna e de renda, por exemplo.


A iniciativa tem três prioridades específicas para os próximos cinco anos: incluir todas as crianças na escola, estimular a cidadania global por meio da Educação e melhorar a qualidade da aprendizagem.