Oportunidade de estudo para adolescentes brasileiros no exterior

Um Programa do Governo Federal, chamado “Ciência sem Fronteiras”, está oferecendo mais oportunidades a jovens brasileiros, interessados em cursar o Ensino Médio em outros países. A iniciativa engloba também a Educação Profissional, Ensino Superior e Pós-graduação. Quem quiser participar tem até 15 de janeiro para se candidatar às chamadas públicas.


A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Educação (MEC) – em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de suas instituições de fomento (Capes e CNPq).


Com o apoio da iniciativa privada, pretende-se disponibilizar cerca de 100 mil vagas, nos próximos quatro anos. Neste mês, embarca a primeira leva, com aproximadamente 850 universitários para os Estados Unidos. Em julho de 2013, mais 600 viajam para lá. Todos foram selecionados no primeiro edital.


Reino Unido, Alemanha, Itália e França estão entre os países que integram essa etapa do Programa. Segundo o MEC, a partir de fevereiro, também serão abertas oportunidades em outras nações: Holanda, Bélgica, Espanha, Portugal, Austrália, Canadá, Suécia, Coréia, China, Índia e Japão.


Ainda conforme divulgado pelo Ministério da Educação, o principal objetivo dessa ação é dar chance a quem realmente merece, através do esforço pessoal e dedicação aos estudos, independente de classe social. Acesse outras informações no site do Programa.