Oportunidades para deficientes auditivos

O Centro Público de Emprego Trabalho e Renda, que é mantido pelo Ministério do Trabalho e pela Prefeitura de Santos, terá funcionários capacitados na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para que possam atender com mais eficácia os portadores de deficiência auditiva. Ainda não foi divulgado quando o treinamento irá começar, mas já se sabe que a duração é de cinco meses. 


A Congregação Santista de Surdos, entidade que fará o treinamento com os atendentes, estima que haja aproximadamente três mil surdos em Santos. Com treinamento, as instituições envolvidas acreditam que o ingresso no mercado de trabalho, de pessoas com necessidades especiais seja facilitado.


O Centro Público de Emprego Trabalho e Renda foi criado há um ano. Existem 17.651 pessoas no cadastro e 231 empresas, sendo que já foram atendidas 34.461 pessoas. O Centro está localizado na avenida João Pessoa, 300 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é (13) 3223-9945.


Cursos da Congregação


A Congregação Santista de Surdos está com inscrições abertas. Os interessados podem se inscrever até o fim deste mês, ou até fecharem as turmas, no endereço: Rua Tocantins, 04 – Gonzaga. Informações pelo telefone (13) 3224-2859.


Confira os cursos e horários:


Capoeira – Professor Márcio Rodrigues dos Santos, quintas ou sextas-férias, das 19h às 20h.


Karatê – Professora Amanda Costa, terças-feiras, a tarde ou a noite, e sextas-feiras a noite.


Língua Portuguesa – Professoras Marta Libutti e Rubilea Fernandes, terças e quartas-feiras, das 14h às 17h.


Informática – Professora Elaine Kanashiru, segundas-feiras, das 14h às 15h e das 17h às 18h.


Língua de Sinais para surdos – Professora Maria Elisa Galvão, quintas-feiras das 14h às 17h.