Os Oito Objetivos do Milênio na voz dos jovens


O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP) lança, esta semana, o CD “Os 8 Objetivos do Milênio na Voz dos Jovens” cujas canções falam de situações referentes aos oito macro-objetivos assumidos pelos 191 paises membros da ONU, em 2000. A grande diversidade de gêneros musicais nacionais, onde se inclui samba, rap, rock, pop e ritmos regionais, são apresentadas em 20 músicas compostas por estudantes de 5ª a 8ª séries de escolas públicas e privadas que participaram do projeto “O COEP e a escola caminhando juntos na construção da cidadania”, edição de 2005. As músicas traduzem os sonhos e a esperança e trazem um novo olhar sobre os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.



Participaram 18 estados participantes, além do Distrito Federal e do município de Foz do Iguaçu. Para Gleyse Peiter, secretária-executiva do COEP nacional, o objetivo do projeto é incentivar os jovens para o exercício da cidadania e para isso eles precisam ter um conceito claro sobre o tema. Segundo ela, a estratégia de motivação dos jovens envolve a promoção de um concurso anual que permite aos jovens diferentes formas de expressão de cidadania por meio de redação (2001), poesia e frases mobilizadoras (2002), troca de cartas (2003), esquetes (2004) e música (2005).



O CD Os 8 Objetivos do Milênio na Voz dos Jovens foi produzido pelo COEP com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e terá distribuição inicial de dois mil exemplares. As músicas estão disponíveis no site Mobilizadores COEP (www.mobilizadorescoep.org.br). Para gravar o cd: clique no ícone Os 8 Objetivos do Milênio na Voz dos Jovens (lateral direita) e baixe os arquivos. Para baixar o encarte é preciso ter o Adobe Acrobat.



Informações:



Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM): conjunto de oito macro-objetivos assumidos por todos os países membros da ONU, em 2000, que se caracterizam por 18 metas, com 48 indicadores definidos para o seu monitoramento e prazo para serem atingidos (até 2015). São eles: Erradicar a extrema pobreza e a fome; Atingir o ensino básico universal; Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde materna; Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; Garantir a sustentabilidade ambiental; e Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento.



Projeto O Coep e a Escola: promovido desde 2001, o projeto incentiva os estudantes a refletirem cidadania e, para motivá-los, desenvolve ações variadas na escola. A partir de 2004, com a integração do COEP no Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, que tem como foco os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), o trabalho passou a ser direcionado para iniciativas voltadas para os ODM.



COEP: resultado do movimento de mobilização nacional articulado pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, há 13 anos o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida vem construindo caminhos para o Brasil. É uma grande rede que incentiva iniciativas de promoção do desenvolvimento humano e social.