Pastoral da Criança expõe vassouras de material reciclável em Feira Ecológica


A Pastoral da Criança vai participar da “I Feira Ecológica do Valongo” que acontece neste domingo (8 de outubro), das 9h às 18h, no Pavilhão da Secretaria Municipal de Turismo de Santos (Largo Marquês de Monte Alegre s/n). O evento, cujo tema é “Saber Cuidar”, também contará com a presença de outras entidades. A entrada é franca.



Durante a Feira, a Pastoral da Criança demonstrará os trabalhos desenvolvido por seu projeto “Artepet”. Através dele, líderes da entidade capacitam pessoas da comunidade, a fim de que elas produzam artesanalmente vassouras, utilizando materiais recicláveis (garrafas pet e madeiras). A finalidade dessa iniciativa é gerar, por meio da venda das vassouras, uma fonte de renda para as famílias assistidas.



A confecção dessas vassouras vem sendo realizada há dois anos pela comunidade da Pastoral situada no Valongo. Com a inauguração do Núcleo Multiuso naquela localidade houve um impulsionamento. “O Núcleo nos proporcionou espaço e os equipamentos necessários”, elogiou a líder da Pastoral e Coordenadora da Comunidade no Valongo, Silvania Aparecida S. Ramos.



Atualmente, estão envolvidas diretamente na produção das vassouras por volta de 20 pessoas. Eles trabalham em conjunto e rateiam o lucro. O grupo está à procura de patrocinadores, com o objetivo de adquirir um maquinário semi-industrial. O custo estimado é de R$ 6 mil.



O Núcleo do Valongo foi viabilizado pela ACMD e parceiros como o CMDCA de Santos, Rotary Club de Santos Porto, empresários da área do Valongo e Prefeitura de Santos. Inaugurada em junho do ano passado, a unidade atende hoje a cerca de 80 crianças e 70 famílias. Fica na Rua Marquês de Herval, 24.



Funciona regularmente toda terça e quinta-feira, das 14h às 18h (com a oficina de vassouras) e todo quarto sábado de cada mês, a partir das 14h (com a pesagem das crianças). São realizadas também atividades esporádicas em outros dias – como capacitações e reuniões da Pastoral. Informações podem ser obtidas com Silvania Aparecida S. Ramos, pelo e-mail: sasramos@hotmail.com, ou no telefone (13) 9703-1405.