Pesquisa demonstra lado positivo do uso da internet por adolescentes

Sabe-se que o uso da internet pelos adolescentes deve ser feito com moderação e prudência. Pelo menos, é assim que orientam os especialistas. Outros, mais extremos, focam somente no alerta de reais situações de perigo como o cyberbulliyng e a exploração sexual. Porém, um estudo internacional – realizado pelo Centro de Pesquisa sobre Crianças, Adolescentes e Mídia, da Universidade de Amsterdã – traz mais um viés para complementar essa discussão.


Segundo a pesquisa, a rede mundial de computadores é um importante espaço para o treinamento de relevantes habilidades nos jovens, como a auto-apresentação e a coragem para tratar de assuntos ligados ao íntimo das pessoas. Seguindo essa linha, o estudo demonstra que a internet colabora também para a construção das identidades individuais.


Ainda conforme a pesquisa, 33% dos adolescentes preferem se comunicar via rede, ao tratar de assuntos que ocasionem algum embaraço – como amor e sexo. Além disso, frisa a comodidade proporcionada pela internet, uma vez que dá acesso a praticamente tudo. O estudo finaliza dizendo que os benefícios são notórios, desde que não haja excessos.