Pesquisa mostra aumento da Responsabilidade Social no Brasil

O relatório da pesquisa “Práticas e Perspectivas da Responsabilidade Social Empresarial no Brasil – 2008” realizada pelo Instituto Ethos, Instituto Akatu e Ibope, mostra o crescimento da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) no Brasil.


Para avaliar o envolvimento da empresa, o estudo utilizou os indicadores percentuais de adesão a práticas de RSE e fontes de referência, como a ISO 14000 e as Diretrizes da Organização Internacional do Trabalho (OIT).


Um dos importantes valores apontados foi que  50% das empresas pesquisadas possui, no mínimo, 22 práticas de RSE implantadas. Em comparação com um estudo anterior, feito pelo Instituto Akatu, a atual pesquisa revelou que as práticas de RSE dobraram.


Por outro lado, se o número de práticas aumentou as práticas ainda são tímidas, pois não há um envolvimento profundo. Alguns temas são deixados de lado, porque estão relacionados às pressões do mercado.


Outro problema verificado pelo estudo é que muitas práticas, apesar de realizadas, ainda não estão formalizadas com ferramentas que possibilitem a mensuração e avaliação adequada.