Pesquisas apontarão hábitos alimentares de crianças

Serão realizadas duas pesquisas sobre hábitos alimentares das crianças, durante a segunda fase da Campanha Nacional contra à Poliomielite, amanhã (9 de agosto).  Uma das pesquisas, que será de caráter nutricional. É organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e abrangerá as crianças de zero a cinco anos.


 


A outra pesquisa, do Instituto de Saúde, será sobre Avaliação de Práticas Alimentares (Amamunic), e está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde. Será realizada pela quinta vez com bebês até doze meses de vida.


 


A Chamada Nutricional visa descobrir se as crianças de zero a cinco anos estão obesas ou desnutridas. Serão alvos dessa Chamada, quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS). A pesquisa envolverá 740 crianças, que correspondem a 10% das que vivem no município. O indicador para a criança ter que passar por um acompanhamento com pediatras e nutricionistas, será a inadequação do peso e altura.


 


Dessa vez a Amamunic, que é realizada a cada dois anos no Estado, será em todo o país. Em Santos, o Instituto de Saúde sorteou 24 postos de vacinação para efetuar a pesquisa em 1.120 bebês. Segundo a prefeitura, na última Amamunic, em 2006, Santos teve um dos melhores índices do Estado. Entre mil crianças, 75,4% mamaram até um ano, mesmo com a introdução de alimentos, e 58,9% mamaram exclusivamente no peito até os quatro meses de vida.


 


As pesquisas surgem em um momento mais que adequado, quando as crianças apresentam mais patologias relacionadas à obesidade, hipertensão e colesterol, por consumirem alimentos ricos em gordura trans.