Plebiscito quer 10% do PIB para a Educação

Os interessados têm até esta terça-feira (6 de dezembro) para participar de um plebiscito que determina que o Brasil invista, no mínimo, 10% de seu Produto Interno Bruto (PIB) em Educação. Também é possível votar pela internet.


A intenção é reunir seis milhões de assinaturas para pressionar o Congresso a incluir esse percentual no novo Plano Nacional da Educação. Segundo divulgado na Imprensa, hoje o investimento brasileiro é inferior a 5%. E há uma previsão que, em 2020, chegue a 7%. Mas, conforme explicam especialistas, ainda é muito pouco – frente às enormes carências de nosso País e seus desafios no futuro.


A cidade de Santos criou um comitê para essa campanha, lançado com o apoio da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – que disponibilizou, em seu campus na Baixada, urnas para que a população se manifestasse à vontade.


O plebiscito acontece simultaneamente em todo o território nacional – e até foi criado um blog a respeito. Dezporcentoja.blogspot.com. Comparado com outros países, o nosso aplica, em educação, dez vezes menos do que a Noruega – perdendo, inclusive, para algumas nações da África.