Portal do Professor oferece mais dinamismo às aulas

Propor aulas mais atraentes e dinâmicas – com, inclusive, recursos de multimídia. Esta é uma das finalidades do Portal do Professor, do Ministério da Educação. Desde 2007, quando entrou no ar, já armazena mais de 16 mil conteúdos digitais, que podem ser utilizados gratuitamente por professores da educação infantil ao ensino superior. Mais de um milhão de visitantes de 190 países o acessam mensalmente. Diferentes temas são postados pelos próprios professores.


É uma espécie de rede social, em que é possível fazer comentários sobre os vídeos das aulas enviadas. Atualmente, estão disponíveis cerca de 12 mil, abordando diferentes assuntos para a educação básica e profissionalizante. Como as sugestões encaminhadas pelos brasileiros são de livre acesso, existe a possibilidade de reeditá-las, acrescentando ideias e outros recursos. De toda forma, a aula original é mantida.


Há meses em que o Portal recebe 1500 propostas. Antes de ser publicada, a experiência passa por um processo de validação. Caso precise de informações adicionais, retorna para o professor com sugestões de endereços e conteúdos digitais que podem enriquecê-la.


A maioria dos conteúdos refere-se ao currículo da educação básica – são 11500 no total, incluindo recursos de alta qualidade, como material da coleção da Agência Espacial Brasileira sobre o aquecimento global e pesquisas de universidades nacionais e estrangeiras, em diferentes áreas do conhecimento. Depois do Brasil, os países que mais acessam o Portal são Portugal e Estados Unidos.