Porto Alegre sediará o V Fórum Social Mundial

Entre os dias 26 e 31 de janeiro, Porto Alegre será a capital mundial da sociedade civil organizada. A cidade sediou as três primeiras edições do Fórum Social Mundial – no ano passado, o evento foi realizado em Mumbai, na Índia -, e irá reunir novamente milhares de representantes de movimentos sociais, organizações não-governamentais e redes de mais de cem países.

A cada edição, o FSM vem se consolidando como um espaço aberto de encontro – plural, diversificado, não-governamental e não-partidário – que estimula de forma descentralizada organizações e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mais solidário, democrático e justo. Nesta edição está prevista a realização de 2.560 eventos, inscritos por 4.000 organizações.

Paralelamente as atividades do Fórum a cidade será sede de exposições, como o “O humano e os litígios nas fronteiras”, exposição de artes plásticas que estará exposta no Museu de Arte Contemporânea (MAC). Também ocorrerá o primeiro Fórum Mundial da Informação e da Comunicação. No dia 25 de janeiro, em Porto Alegre, jornalistas, ativistas e pesquisadores debaterão a atividade de diversos meios de comunicação no mundo.

Para obter mais informações e acompanhar as atividades realizadas no FSM acesse o site: www.forumsocialmundial.org.br