Pré-Estréia do filme Querô acontece hoje em Santos


Hoje (31 de agosto), a partir das 20h, será realizada a pré-estréia do filme Querô, em Santos, no Mercado Municipal. O evento contará com a participação do diretor do filme, Carlos Cortez, e também de atores da Baixada Santista que participaram das filmagens – dentre eles o protagonista Maxwel Nascimento. A atriz Maria Luisa Mendonça também confirmou presença. Foram convidadas para a pré-estréia cerca de mil pessoas – dentre o elenco e seus familiares, equipe de produção e apoiadores das Oficinas Querô (grupo do qual a ACMD faz parte).


A Diretora da ACMD, Deborah Okida, é quem representará a Associação no evento. “Tanto o filme Querô, quanto às oficinas, fizeram a diferença na vida de muitos jovens em situação de risco. E essas iniciativas merecem incentivo”, comentou Deborah.


A ACMD colabora com a Gullane Filmes, empresa responsável pelo “Querô” desde o início de 2005. Tudo começou quando a Gullane procurou o Unicef para pedir indicação de uma entidade da Baixada Santista que realizasse um trabalho de confiança na área dos Direitos da Criança e do Adolescente. O Unicef indicou a ACMD pela qualidade de suas ações desenvolvidas há mais de dez anos.


A partir de então, a ACMD ofereceu aos produtores do Querô diversos contatos de sua rede de relacionamentos. Através de alguns deles foram realizadas inúmeras parcerias. A ACMD colocou, por exemplo, em contato a equipe do Sesc e a do Querô. Como fruto disso, surgiram as oficinas de cinema no espaço cedido pelo Sesc. Também fez o intermédio entre a Gullane e o Colégio Sedes Sapientiae, empresa associada da ACMD. Isso gerou outra parceria: durante o ano de 2005, os jovens tiveram oficinas de informática, aos sábados, que ocorreram no Colégio. A ACMD também aproximou Unisantos e Oficinas Querô, que, através do NEPEC – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Comunicação em Saúde, atua junto aos jovens que integram o projeto e seus familiares.


No ano passado, a ACMD e a Gullane Filmes inscreveram, no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (ACMD) de Santos, um projeto com a finalidade de dar continuidade às oficinas de cinema. O projeto foi avaliado, aprovado e, depois, financiado através do Certificado de Captação de Recursos (um instrumento legal que está disponível às entidades). Nesse caso, os financiadores foram as empresas MRS Logística e CPFL.


O filme “Querô” – O filme Querô vai estrear em 14 de setembro. Foi gravado no Porto de Santos. Participaram das filmagens 40 adolescentes, em sua maioria, moradores dos cortiços de Santos. O processo de seleção do elenco contou com cerca de 1200 adolescentes. O longa-metragem é baseado no livro homônimo do jornalista santista e dramaturgo, Plínio Marcos.


Retrata as mazelas vividas por jovens da nossa cidade – envolvimento com drogas, criminalidade e a convivência FEBEM (atual Fundação Casa) fazem parte da história. Apesar da obra ter sido escrita há quase três décadas, muitos fatos relatados, infelizmente, permanecem atuais.