Prêmio Ethos-ValorInscrições prorrogadas até 15 de março

Foram prorrogadas até o dia 15 de março as inscrições para o Prêmio Ethos-Valor, 4ª Edição – Concurso Nacional para Estudantes Universitários sobre Responsabilidade Social das Empresas. O Prêmio tem por objetivo incentivar e aprofundar o debate sobre a responsabilidade social das empresas na comunidade acadêmica, envolvendo professores e alunos de todas as áreas. Concorrerão ao concurso trabalhos acadêmicos como monografias, estudos de casos, teses, trabalhos de conclusão de curso (TCC), de até 30 páginas, realizados por alunos de pós-graduação e aqueles que concluíram a graduação durante o ano letivo de 2003. Na primeira fase do concurso serão selecionados 10 finalistas (sendo cinco da categoria graduação e cinco da pós-graduação), que terão seus trabalhos publicados em livro comercial ou CD-Rom com distribuição a todas as instituições de ensino participantes e formadores de opinião. Na segunda fase, serão selecionados os dois vencedores, sendo um de cada categoria, autores dos melhores trabalhos, que serão contemplados com uma bolsa no valor de R$ 6.000,00 (seis mil reais) para ações de desenvolvimento acadêmico ou profissional. Os interessados em participar devem acessar o site www.ethos.org.br, na área de “Comunidade Acadêmica”, e preencher o formulário de inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail premio@ethos.org.br ou pelo telefone (11) 3259-2771. Sobre o Prêmio Ethos-Valor A realização do Prêmio é do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e do jornal Valor Econômico, e tem como patrocinadores Ambev, Banco do Brasil, DPaschoal/Fundação Educar e Serasa. O apoio é do CIEE, Consultec, Editora Peirópolis, IBENS, Ministério da Educação e Rede Bahia. O tema a ser desenvolvido deve abordar a responsabilidade social das empresas, entendida como coerência ética nas práticas e relações com o meio ambiente e com seus diversos públicos – funcionários, acionistas, fornecedores, consumidores, poderes públicos e comunidade – contemplando temas como: valores e transparência; público interno; meio ambiente; fornecedores; acionistas; consumidores; comunidade; ou governo e sociedade. Na última edição do Prêmio, realizada em 2003, foram inscritos 295 trabalhos, sendo 59% de graduação e 41% de pós-graduação. Participaram do concurso 415 universitários (alguns trabalhos são assinados em grupo), estudantes de 43 diferentes cursos, de todo país. Os cursos de maior participação foram Administração, Comunicação Social, Ciências Contábeis, Engenharia e Ciências Econômicas. As regiões com maior número de trabalhos inscritos foram Sudeste e Sul, com 68% e 20% respectivamente, seguidas pelas regiões Nordeste (6%), Centro-Oeste (4%) e Norte (2%).