Primeiro Núcleo da Pastoral da Criança na Área Continental de Santos

A área continental de Santos ganhou seu primeiro Núcleo Multiuso da Pastoral da Criança, cuja inauguração aconteceu em 30 de março. A unidade se localiza na Regional da Área Continental de Santos (à Praça das Palmeiras s/n – Bairro de Caruara).



Essa unidade foi viabilizada por meio de uma parceria entre a ACMD, o Departamento da Regional da Área Continental do Município de Santos, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Seas), o Rotary Club Santos Porto, a Fundação Rotária e mais dois rotary clubes internacionais: o Rotary Club of Manhattan e o Rotary Club of Helena Sunrise.



A Pastoral da Criança já atuava na área continental, por meio da Comunidade Santa Catarina de Alexandria, que é ligada a uma paróquia da cidade de Bertioga. Em Caruara, existem cinco líderes voluntárias que assistem a 175 famílias, 166 crianças e nove gestantes. Com a instalação do Núcleo o trabalho vai ser intensificado.



Na parceria, a ACMD articulou a iniciativa, a Regional cedeu o espaço físico, o Rotary Club Santos Porto proporcionou, juntamente com os rotary clubes internacionais, os equipamentos – por meio de um projeto com a Fundação Rotária – e a Seas ministrará, no Núcleo, algumas oficinas, como, por exemplo, a de panificação, além de colocar uma brinquedoteca à disposição da criançada. O Núcleo de Caruara é a 26a unidade implementada na Baixada Santista.



Próxima inauguração – Um outro Núcleo será inaugurado em Santos, na próxima sexta-feira (7 de abril), às 15 horas. Desta vez, se situará nas dependências anexas à Capela São José (Rua I, ligação 100 – Morro do José Menino). É fruto de uma parceria entre a ACMD, a Pastoral da Criança de Santos e os mesmos Rotary clubes que colaboraram em Caruara. O Núcleo do José menino é a segunda unidade ligada à Paróquia São Paulo Apóstulo.



Os Núcleos Multiuso são espaços onde as atividades da Pastoral da Criança se desenvolvem – ficando dentro das áreas atendidas pela organização, o que facilita a atuação das lideranças e aproxima as famílias. É basicamente composto por uma cozinha, uma sala e um banheiro. Dentre as ações realizadas estão capacitações e pesagem das crianças (acompanhamento de bebês de zero aos seis anos de idade).