Programa Rede Famílias Acolhedoras de Santos está em busca de novos participantes


O Programa Rede de Famílias Acolhedoras está aberto a receber novas inscrições. Atende crianças e adolescentes que enfrentam problemas domésticos. Visa evitar o abrigamento em uma instituição convencional. Em vez disso, o Programa oferece a essas crianças a oportunidade de conviver com uma família temporária, até que a situação de risco seja equacionada.



Essa iniciativa é promovida pela prefeitura de Santos desde 2005 e vem alcançando resultados muito positivos. Foram realizados 66 atendimentos. Desse total, 20 voltaram para os pais biológicos. Outros 24 também foram reintegrados as suas famílias de origem (permanecendo aos cuidados, por exemplo, de tios, avós etc). Nove foram adotados, 11 estão em processo de acolhimento, um foi encaminhado para um abrigo e outro veio a falecer.



A responsável pelo Programa é a psicóloga Maria Luíza Ferraz de Campos. Para participar, as famílias têm que passar por uma triagem que abrange diversas entrevistas e visitas periódicas. Atualmente, cerca de 30 crianças e 20 famílias estão envolvidas.



Quem se dispõe a acolher recebe uma bolsa-auxílio mensal de R$ 295,00 por criança. Esses recursos são custeados pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). Informações e inscrições para o Família Acolhedora podem ser feitas pelo telefone (13) 3251-9333. A sede do Programa se localiza à Av. Presidente Wilson, 143 – 2º andar – salas 5 e 6.