Projeto conscientiza jovens sobre prevenção a DSTs


Nesta sexta-feira (21 de abril), às 17h, acontece o lançamento do projeto Cuidar para a Vida. Sua finalidade é envolver e conscientizar os jovens sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e AIDS. É resultado de uma parceria entre a Associação dos Cortiços de Santos (ACC) e a Associação Libertária da Infância e Adolescência (ALIA). O lançamento simbólico vai ocorrer nas dependências anexas à ACC, onde funcionará o projeto (Praça Iguatemi Martins, 1 – Vila Nova).



A iniciativa terá duração de dois anos e a maior parte de seus custos vai ser financiada por meio de um programa Estadual da Saúde. Uma das metas é capacitar os próprios jovens para que eles se tornem agentes multiplicadores. Como parte do projeto, já estão previstas para acontecer oficinas e palestras nos meses de maio e junho. Um grupo de 18 jovens começou um treinamento de 40 horas, a partir de 11 de março. Esses adolescentes estão passando por um processo seletivo que irá contemplar oito deles com uma bolsa-auxílio em dinheiro.



O projeto promoverá também uma oficina de teatro aberta à participação da comunidade, com duração de 60 horas. Quem participar vai produzir uma peça que abordará temas ligados à prevenção das DSTs. Será feito também um conteúdo em vídeo, a elaboração de um jornal comunitário, a confecção de estampas em camisetas, dentre outros trabalhos. Tudo vai ser apresentado num seminário sobre o assunto que ocorrerá em dezembro.



” A meta do projeto é estimular o auto-cuidado, fazendo com que os adolescentes reflitam sobre á própria identidade e também sobre o seu papel na sociedade”, disse a assistente social Eliana Cléia dos Santos, uma das coordenadoras do projeto. Informações a respeito do “Cuidar para a Vida” podem ser obtidas na ALIA, pelo telefone 3284-2873.