Projeto Jornal Escola comemora seus 20 anos

O Jornal Escola e Comunidade (JEC), projeto do Jornal A Tribuna, completou seus 20 anos de atuação, na última semana. A iniciativa tem como objetivo utilizar o jornal como ferramenta de apoio pedagógico. Seus resultados têm marca consolidada na região.


Patrocinada desde o início pela empresa Rhodia, a ação já contribuiu para a formação de centenas de jovens leitores e cidadãos mais conscientes. Concursos culturais e encontros mensais com personalidades da Baixada Santista fazem parte das atividades. O programa que foi coordenado por muitos anos por Silvia Costa, atualmente está sendo comandado por Carolina Viana Morgado Chagas. Atende mais de 80 mil alunos em toda a Baixada Santista: da Eduação Infantil ao Ensino Superior, além de penitenciárias, ONGs, unidades de medida socieducativa e demais espaços de incentivo à leitura.Os interessados em participar têm que efetuar inscrições gratuitas anualmente.


Dentre os temas debatidos com os educadores participantes estão: meio ambiente, drogas, DST’s e gravidez na adolescência, educação no trânsito, importância do voto e fiscalização eleitoral. Cada professor tem a liberdade de aproveitar esse conteúdo da melhor forma, e atuar como agente multiplicador na sua respectiva escola. Os educadores também podem compartilhar sua realidade com os colegas e propor novas ações.


Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no seu site. Lá, é possível encontrar seções específicas para educadores, fóruns de discussão, além de fotos e relatos com histórico das principais atividades.